Quem nunca esqueceu o nome de um videogame? Ainda mais se voltarmos ao tempo das locadoras ou de quando precisávamos ir até a casa de amigos para experimentar jogos e consoles que não tínhamos em nossos lares, as coisas podiam ficar ainda mais nebulosas e confusas.
Como a internet ainda estava engatinhando nos anos 1990, não era tarefa fácil ficar antenado ou pesquisar por aquele game que você só experimentou por um pouquinho de tempo e depois nunca mais reencontrou. Pensando nisso, mergulhamos na nostalgia e separamos 10 títulos cujos nomes você talvez tenha esquecido. Confira a seguir!
Dangerous Dave
Embora seja mais conhecido por ter co-fundado a id Software e criado jogos lendários como Doom, John Romero também nos trouxe um jogo bem popular para computadores na década de 1990 e que inspirou diversas sequências, mas muita gente acaba não lembrando de seu nome, especialmente quando muitos jogos circulavam através da pirataria e mídias alternativas.
Aero Fighters
A época também foi lotada de jogos de navinha dos mais variados estilos, então era comum acabar confundindo as suas capas e títulos, especialmente quando alguns deles tinham nomes diferentes entre o Japão (Sonic Wings, neste caso) e o ocidente, além de diversas versões no fliperamas e consoles caseiros, com sequências numeradas e edições alternativas tornando tudo mais enrolado.
Commander Keen
Ainda no pique da id software, Romero e Carmack também criaram uma série bem simpática de jogos de plataformas espalhados por múltiplos episódios. Os diferentes subtítulos provavelmente atrapalharam a memorização do nome principal por muita gente. Uma versão para GameBoy Color foi lançada anos depois, mas não ajudou tanto a espalhar o nome de Commander Keen.
Time Commando
Esse jogo de ação e aventura foi lançado primeiro para computadores em uma época em que o gênero estava muito em alta nos consoles de mesa. Então mesmo que ele tenha sido portado para o PS1 posteriormente, ele acabou ficando um pouco esquecido entre concorrentes de maior renome.
Harvest Moon
Este caso é um tanto curioso porque a franquia chegou a mudar de nome no ocidente, passando a se chamar Story of Seasons, enquanto a produtora Natsume manteve os direitos da marca e seguiu lançando títulos de qualidade inferior com o velho nome. No processo, diversos concorrentes como Stardew Valley acabaram tomando os holofotes do jogo que criou esse gênero tão popular!
Death Rally
Mais um exemplo de jogo que acabou sofrendo com a fartura de concorrentes de maior renome, já que houve um tempo em que combates entre veículos era uma das mecânicas mais populares da geração. Posteriormente, a Remedy tornou o jogo free to play e o ajudou a se tornar ainda mais conhecido.
Wacky Wheels
Muito antes de termos clones de Super Mario Kart por todos os lados, um simpático jogo de corrida entre mascotes animais fazia sucesso nos disquetes da época. Com publicidade restrita, muita gente envelheceu e acabou esquecendo o nome do game:
Pocky & Rocky
Bastante similar ao gameplay visto no mais popular Mystical Ninja, o Goemon da Konami, Pocky & Rocky era um cartucho um tanto raro nas locadoras, e o seu foco na mitologia e folclore japoneses o tornava exótico para a época. Recentemente ele recebeu uma nova versão muito caprichada para PlayStation e Nintendo Switch, e vale a pena conhecer!
Peace Keepers
Outro gênero que foi um fenômeno de vendas nos anos 1990 foi o beat 'em up. Com o seu design relativamente simples consistindo apenas em andar e derrotar todos em seu caminho, muitos estúdios tentaram criar as suas próprias versões de Final Fight e Streets of Rage, como a Jaleco. Peace Keepers era um jogo onipresente nas locadoras da época:
Zombies Ate My Neighbors
Provavelmente vítima de um título um tanto enrolado para aqueles que não são fluentes em inglês, Zombies Ate My Neighbors tinha um gameplay, tom e estilo bem diferente dos jogos da época, e até por isso chamava atenção. Ele também costumava ser confundido com Ghoul Patrol, bastante similar.
Esses foram apenas 10 exemplos de jogos ocasionalmente esquecidos pela galera, e naturalmente cada leitor do Voxel terá a sua própria lista de experiências e títulos que fogem à memória, sendo impossível contemplar a todos por aqui. Então que tal ajudar a gente citando mais alguns exemplos nas nossas redes sociais e canal no YouTube?