O desenvolvimento de Redfall foi tão caótico, que os gerentes da Arkane preferiam que o jogo tivesse sido cancelado. Após a compra da Zenimax pela Microsoft, os desenvolvedores ficaram esperançosos de que o projeto poderia ser descartado ou pelo menos reiniciado e transformado em single-player.
As informações foram divulgadas nesta quinta-feira (01) pelo jornalista Jason Schreier, da Bloomberg. Ele revelou ter conversado com profissionais da Arkane que revelaram problemas dos bastidores que possivelmente explicam as notas baixíssimas do título.
A matéria de Schreier revela que em 2018, quando o desenvolvimento de Redfall começou, a ZeniMax estava incentivando suas empresas a criarem jogos como serviços. No período, a indústria via a forte lucratividade de nomes como Overwatch e Fortnite.
Com essa ideia em mente, Harvey Smith e Ricardo Bare, que foram escolhidos para dirigir o game, tiveram a decisão de criar um jogo multiplayer com vampiros em que os fãs pagariam por conteúdos e atualizações.
Além da pressão para monetizar o game além das vendas das cópias, os desenvolvedores ainda sofreram com a falta de referências claras. A reportagem da Bloomberg revela que uma hora os chefes queriam que o projeto fosse inspirado em Far Cry, enquanto em outros momentos o padrão era Borderlands.
Além disso, também foram apontados como problemas a falta de pessoal (em alguns momentos a equipe tinha menos de 100 pessoas), a alta rotatividade de profissionais, a dificuldade para se contratar e a indefinição se Redfall seria mesmo um multiplayer ou migraria para um single-player.
Fracasso reconhecido
Mesmo com a bagunça interna, a Microsoft fazia a publicidade de que Redfall seria um dos principais lançamentos do ano, mesmo após adiamentos. Atrás das cortinas, porém, os testadores ficaram surpresos de como o jogo foi mudando e se descaracterizou ao longo do tempo.
O resultado disso está sendo visto em agregados de notas como o Metacritic. Na plataforma, o game está com uma avaliação média de 56 (de 0 a 100) entre os críticos e de 3,5 (de 0 a 10) entre os jogadores.
A clara e óbvia decepção com Redfall fez com que Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, viesse a público se posicionar sobre o assunto. Em entrevista ao podcast Kinda Funny Games, ele pediu desculpas aos fãs.
"Não há nada mais difícil para mim do que decepcionar a comunidade Xbox e apenas assistir a comunidade perder a confiança e se desapontar. Eu estou decepcionado, estou chateado comigo mesmo", falou.
Sem falar de maneira muito aprofundada, Spencer ainda abordou outra reclamação feita pelos devs da Arkane. Segundo eles, a Microsoft se manteve distante do projeto e fez poucos pedidos, sendo um deles o cancelamento da versão de PS5 de Redfall.
"Quando adquirimos estúdios, há jogos que já estão em desenvolvimento e coisas que estão em estágio muito inicial ou sequer foram concebidas ainda. Eu acho que temos de melhorar nosso envolvimento em jogos que estão no meio da produção quando se tornam parte do Xbox", reconheceu Phil Spencer.
Fontes
Categorias