O Roblox é uma boa distração para a criançada, mas pode se tornar um pesadelo para os pais, se não forem cuidadosos. No Reino Unido, uma mãe teve muita dor de cabeça ao lidar com uma série de compras realizadas por sua filha de 10 anos, totalizando mais de 2.500 libras (aproximadamente R$ 15,6 mil, segundo a cotação atual).
O caso aconteceu com Georgina Munday, de 44 anos, no vilarejo de Dyserth, em Denbighshire, no País de Gales. "Simplesmente vimos centenas de compras, estas confirmações de pagamentos, e então entramos em pânico", contou à BBC.
Segundo ela, sua filha, que tem autismo, tem passado mais tempo no aplicativo recentemente, após deixar a escola por dificuldade em acompanhar o ensino tradicional. Quando as notificações apareceram, ela achou que a conta da criança tinha sido hackeada, mas, na verdade, ela descobriu como alterar a senha do iPad para permitir pagamentos.
Após trocar senha do iPad, filha gastou cerca de R$ 15 mil em Roblox.Fonte: Roblox Corporation
Georgina, que é enfermeira, passou cerca de uma semana tentando um reembolso com a Apple e com seu banco, Tesco Bank, mas ambos se recusaram. "Foi um momento estressante. Não estou trabalhando no momento, tenho tomado conta da minha filha. Os últimos meses têm sido muito estressantes, então talvez a gente tenha se descuidado", explicou.
Um dia após o ocorrido ser publicado em um programa de rádio da BBC, no entanto, o banco entrou em contato para devolver o dinheiro. "Eu chorei. Foi um grande alívio, um peso tirado dos meus ombros", afirmou Georgina.
"Fizemos uma nova análise deste caso e agora concordamos com a Sra. Munday em retornar o valor total. Pedimos desculpas por isto não ter sido feito quando ela nos contatou da primeira vez, então também estabelecemos um pagamento adicional como gesto de boa fé", disse o Tesco Bank em nota.
(Divulgação)Fonte: Roblox Corporation
Cuidados com crianças e aplicativos como o Roblox
Apesar do alívio, Georgina diz que não se sente mais confortável em deixar a filha jogar Roblox, afirmando que os pais devem "estar vigilantes" sobre o que as crianças consomem. "Ela sabia o que estava fazendo, ela mudou a senha, mas acho que não entendeu a gravidade do que fez."
Em nota, a Apple sugeriu não compartilhar senhas ou habilitar funções como o FaceID e Touch ID para crianças. A empresa também recomenda usar a função Ask to Buy, para que compras precisem ser aprovadas antes de serem concluídas.
Já a Roblox sugeriu utilizar as ferramentas de Controle dos Pais para determinar o quanto as crianças podem gastar e também habilitar notificações para compras.