Mortal Kombat 1 foi revelado oficialmente na última quinta-feira (18) como a sequência da popular franquia de jogos de luta sangrentos da NetherRealm Studios. Com isso, os primeiros detalhes acerca do título começaram a ser revelados, incluindo detalhes da história, que se passa após os desdobramentos de Mortal Kombat 11 Aftermath, e primeiros lutadores jogáveis.
Algo que chamou a atenção dos fãs, no entanto, foi o novo sistema de Kameo Fighters. De acordo com a desenvolvedora, essa é uma nova mecânica de combate que promete entregar mais diversidade de gameplay. Embora ainda não haja vídeos que demonstrem a novidade na prática, já é possível entender como ela deve funcionar.
Mortal Kombat 1: como funcionam os Kameo Fighters?
Em resumo, se trata de uma mecânica de assistência para que o jogador chame um lutador aliado a qualquer momento da partida. Isso é comum, por exemplo, em jogos como Marvel Vs. Capcom e Dragon Ball FighterZ. No entanto, a diferença é que os Kameo Fighters serão selecionados a partir de uma lista à parte do elenco principal de lutadores.
Isso quer dizer que os personagens confirmados no elenco principal não necessariamente serão Kameo Fighters ou vice-versa. Existe, ainda, planos de lançar novos Kameo Fighters paralelamente a novos lutadores DLC.
O primeiro Kombat Pack, que equivale a um passe de temporada, incluirá seis novos lutadores jogáveis e cinco novos Kameo Fighters após o lançamento do jogo, além de outros bônus. Isso reforça como haverá duas listas de personagens distintas para escolher em Mortal Kombat 1 — a de lutadores jogáveis e de figuras que devem funcionar apenas como assistência.
O primeiro Marvel Vs. Capcom, de 1998, trazia uma lista exclusiva de personagens que podiam ser usados apenas como assistência. No entanto, eles eram escolhidos aleatoriamente pelo sistema. Um exemplo mais recente é Idol Showdown, um carismático fan game estrelado por V-Tubers que também traz personagens exclusivas como assistência.
Mas será que isso vai ser bom?
A mecânica de Kameo Fighters acabou levantando algumas preocupações na comunidade. É de se temer que, em algum momento, personagens clássicos e muito pedidos pela comunidade façam um retorno não como uma versão jogável, mas sim como um Kameo Fighter.
Isso também abre margem para que novas colaborações, que são uma marca registrada da franquia, apareçam apenas como assistência. Isso evitaria que as partes envolvidas, incluindo atores, se sintam desconfortáveis com personagens convidados sendo desmembrados e mortos brutalmente.
Ainda estamos em uma zona cinza, já que Mortal Kombat 1 acabou de ser revelado. Resta apenas aguardar por mais novidades para entender melhor como a mecânica funcionará na prática.
Fontes
Categorias