Essa semana trouxe novidades em termos de acessibilidade para os que jogam no Xbox e no PlayStation. Em seus sites oficiais, as duas empresas anunciaram iniciativas que prometem tornar seus conteúdos ainda mais inclusivos.
As iniciativas envolvem inclusão de linguagem de sinais para alguns termos comuns em determinados jogos e até mesmo o lançamento de um controle voltado para o seleto público. Confira o que cada empresa está fazendo a seguir.
Microsoft apresenta glossário de libras
Para tornar sua comunidade ainda mais inclusiva, a Microsoft atualizou seu canal no YouTube com diversos vídeos (que trazem a streamer Jessyka "Suuhgetsu", uma das principais referências em acessibilidade em games) como intérprete para os principais termos utilizados em alguns jogos.
Na sequência, você confere games em questão e os seus principais termos em linguagem de sinais.
Série Forza Horizon
Um dos destaques para essa gravação está relacionado a uma das manobras mais comuns em títulos de corrida: o famoso "drift". Outros termos também ganham destaque a seguir:
Sea of Thieves
Sempre quis saber como representar a palavra "ancorar" em libras, uma das mais usadas em Sea of Thieves? Essa é apenas uma das expressões apresentadas no vídeo abaixo:
Série Halo
A série Halo apresenta combates frenéticos e várias táticas para usar durante os combates, especialmente a invisibilidade, um dos destaques do que vemos na sequência:
Série Age of Empires
A série Age of Empires também apresenta diversos termos importantes para bolar uma boa estratégia (como "rushar") e até mesmo unidades diferentes para controlar - e todos esses termos básicos estão no vídeo abaixo:
Sony tem novo controle para PlayStation 5
Já do lado da Sony, as novidades de acessibilidade incluem o Access Controler, que foi apresentado na CES deste ano como Projeto Leonardo e que traz um acessório totalmente personalizável para os jogadores que possuem algum tipo de deficiência.
Ele foi desenvolvido em parceria com especialistas em acessibilidade, e vai trazer diversos botões personalizáveis e capas para o controle analógico. A ideia é que os jogadores possam criar livremente diferentes layouts capazes de funcionar conforme a sua força, amplitude de movimento e necessidades físicas.
Outro ponto importante é que os jogadores vão poder usá-lo tanto em superfícies planas quanto em suportes AMPS ou tripé. A distância do analógico do controle também é personalizável para uma experiência ainda mais completa.
O Access Controller também conta com uma interface de usuário que permite configurar mapeamentos diferentes para os botões e até mesmo criar perfis diferentes para uma seleção rápida ao iniciar um game, seja ele de luta ou corrida.
Por fim, o acessório também conta com um modo de alternância para ajustar o comportamento de qualquer botão para realizar uma atividade específica. Em um game de corrida, por exemplo, é possível deixar um botão responsável pela entrada de aceleração para fazer o carro ganhar velocidade sem manter o botão pressionado.
Até o momento, ainda não há uma data de lançamento para o Access Controller ou mesmo um preço definido, algo que a Sony pretende compartilhar já nos próximos meses.
Fontes
Categorias