A animação Super Mario Bros.: O Filme teve recepção mista da crítica, mas conquistou muitos elogios e já é um fenômeno de bilheteria. Além de ter ganhado o coração dos gamers, a produção alcançou US$ 1 bilhão em arrecadação globalmente.
O sucesso logo gerou o debate nas redes sociais: será que a Nintendo e a Illumination Studios vão adaptar outros títulos da gigante japonesa dos games? Enquanto nem mesmo uma sequência do Mario aidna foi confirmada, já podemos especular o que seria interessante em uma nova parceria.
A seguir, reunimos alguns palpites descompromissados com franquias que têm potencial para ganhar as telonas — uma seleção de séries de gêneros, estilos e épocas diferentes.
1. The Legend of Zelda
Essa é a sugestão mais segura, mas também a que mais põe responsabilidade na Illumination pela importância da série. A franquia também criada por Shigeru Miyamoto tem inúmeras possibilidades de abordagem, já que boas histórias envolvendo o herói Link, a princesa Zelda e a ameaça de Ganon não faltam.
The Legend of Zelda: Tears of the KingdomFonte: Nintendo
Questões como a ambientação de Hyrule, qual ponto da confusa cronologia usar como base para o roteiro e o quão preparado Link estará no início da aventura são importantes: ele pode tanto começar mais experiente e equipado, como em The Legend of Zelda: Twilight Princess, ou então em um início de aventura ainda jovem, como no início do clássico The Legend of Zelda: Ocarina of Time.
2. Metroid
As histórias da caçadora de recompensas Samus Aran não devem em nada a outros épicos espaciais que são um sucesso no cinema.
Um filme sobre Metroid poderia até virar franquia. Um longa inicial serviria como introdução da personagem, desde o treinamento com os Chozo até as primeiras missões, culminando no encontro com o primeiro Metroid.
Metroid Prime Remastered.Fonte: Nintendo
E aqui não faltam vilões marcantes, como Ridley, Kraid e a Mother Brain. Tramas como a do parasita SA-X, de Metroid Fusion, também seriam úteis em sequências.
3. Star Fox
A fórmula de mostrar uma tripulação de uma nave em aventuras espaciais não é novidade: Star Trek, Star Wars e Guardiões da Galáxia são só alguns exemplos que provam como esse gênero rende ótimas tramas. Por isso, Star Fox também seria uma aposta certeira de filme.
Star Fox Zero.Fonte: Nintendo
Um filme da franquia poderia se dividir entre momentos de descontração da equipe formada por Fox McCloud, Slippy, Peppy, Falco e Krystal com momentos de ação nas batalhas contra a ameaça Andross.
4. Splatoon
Não são apenas as franquias mais consagradas e antigas da Nintendo que renderiam uma adaptação.
Splatoon 3.Fonte: Nintendo
Um filme ambientado no universo de Splatoon pode se aprofundar no universo dos Inklings e envolver tanto uma história mais tradicional quanto as competições entre equipes.
5. Donkey Kong
Essa é uma escolha segura, já que ambientes e personagens do universo Donkey Kong aparecem com destaque no filme dos irmãos encanadores. Porém, muitos fãs devem ter saído do cinema com vontade de conhecer mais daquelas figuras tão irreverentes.
Um roteiro focado inteiramente em Donkey Kong, Diddy Kong, Dixie Kong, Cranky Kong e outros é garantia de aventura, humor e cenários deslumbrantes.
Donkey Kong no filme de Super Mario Bros.Fonte: Illumination Studios
As histórias podem ser baseadas tanto no personagem que dá nome à série quanto nos que assumem o protagonismo em títulos como Donkey Kong Country 2 e 3. Vale lembrar ainda que foi DK quem começou a história do próprio Mario, quando o gorila era um vilão e o herói ainda não tinha esse nome.
6. Fire Emblem
Para não ficar somente nas séries mais populares globalmente, a Nintendo poderia apostar na já duradoura série de RPG tático Fire Emblem.
Fire Emblem Engage.Fonte: Nintendo
O desenvolvimento de personagens é bastante intenso nos jogos da franquia, com tramas cheias de intriga, reviravoltas, ação e elementos sobrenaturais. Seria difícil até mesmo escolher qual arco retratado — aventuras clássicas, como as do príncipe Marth, popular pela franquia Super Smash Bros., ou então as recentes, como Alear, de Fire Emblem Engage.
7. Animal Crossing
A franquia de simulação de cotidiano da Nintendo ganhou uma popularidade inesperada com Animal Crossing New Horizons, lançado no auge da pandemia da covid-19. E, por mais que seja difícil abordar os elementos do game em um longa convencional, seria ousado levar esse universo aos cinemas.
Animal Crossing.Fonte: Nintendo
Claro que algum tipo de história seria criado do zero. Porém, em vez de uma trama de ação, com vilões caricatos e um objeto mágico a ser resgatado, o ritmo pode ser cadenciado e paciente, assim como no game, e focar na convivência de um protagonista recém-chegado com os demais habitantes do local.
Será que Tom Nook seria tão ganancioso e abusivo nas taxas quanto é no game?
8. F-Zero
Apesar esquecida pela Nintendo no universo dos jogos, F-Zero tem vários elementos que seriam bem transportados para um longa-metragem.
A série de jogos de corrida futurista tem visuais incríveis, personagens com potencial de desenvolvimento de personalidade e muita margem para explorar corridas épicas, de alta velocidade e com riscos aos pilotos.
Captain Falcon em F-Zero GX.Fonte: Nintendo
Já imaginou um filme com Captain Falcon, Deathborn e Samurai Goroh disputando as primeiras colocações e ainda interagindo fora das pistas? O anime F-Zero: GP Legend, de 2003, já mostrou que isso é possível.
Nenhuma sequência de Super Mario Bros foi confirmada por enquanto, assim como planos para outras adaptações da desenvolvedora japonesa. Porém, é certo que, se for negociar novamente com a Nintendo, a Illumination terá muitas possibilidades pela frente.
Fontes
Categorias