Os executivos da Sony devem estar bem contentes com os resultados alcançados pelo PlayStation 5, especialmente ao observar que a plataforma ultrapassou a casa de 38 milhões de unidades vendidas em todo mundo. Só nos três primeiros meses deste ano, esse número foi de 6,3 milhões de consoles saindo das prateleiras das lojas.
Observando o que foi vendido entre janeiro e março de 2022 (2 milhões de unidades), podemos deduzir que os problemas de suprimento enfrentados pela Sony já foram contornados. Afinal, por um tempo a empresa teve problemas para continuar enviando consoles para as lojas.
Ao longo de 2022, a Sony vendeu 19,1 milhões de PlayStation 5. Para o período, o objetivo era vender 18 milhões de unidades, então nesse quesito o saldo foi positivo para a companhia japonesa.
Sony ships a huge 6.3m units in the Jan to March qtr - that is a record for any console in Q1 and over 2x the PS4 record
— Piers Harding-Rolls (@PiersHR) April 28, 2023
It appeared unlikely in Jan but it has reached its upgraded 19m FY target following availability of an additional 1m units
Now to examine sell-through ?? pic.twitter.com/1k4w6UKF5R
Console de sucesso
Em um comparativo com o PlayStation 4, o máximo que a antiga plataforma da empresa conseguiu vender nos primeiros três meses de um ano em todo seu ciclo de vida foi três milhões, marca alcançada em 2014.
A companhia mencionou ainda que espera vender 25 milhões de unidades somente no atual ano fiscal, que iniciou no dia 1º de abril e encerra em 31 de março de 2024 - e caso isso aconteça, a Sony estaria diante de um recorde para qualquer um de seus consoles.
Sobre jogos e serviços
A Sony também divulgou alguns números referentes aos softwares, que possivelmente ficaram atrás das projeções estimadas. No último trimestre de 2022, a empresa enviou 68 milhões de jogos para as lojas, número abaixo do que foi visto em 2021 (quando a marca foi de 70,5 milhões de games).
Dessa forma, em um comparativo entre os dois anos os números de envios foram de 303,2 milhões para 264,2 milhões em 2021 e 2022, respectivamente, uma redução de 13%.
Já sobre a PlayStation Network, houve um aumento de usuários, passando de 106 milhões para 108 milhões. Quanto aos assinantes da PlayStation Plus, os números permanecem inalterados: 47,4 milhões de usuários. Sobre os faturamentos dessa divisão, eles foram de US$ 7,9 bilhões, ficando bem à frente dos US$ 4,9 bilhões do período anterior.
Fontes
Categorias