O jogo Unrecord ganhou um trailer na semana passada que movimentou a comunidade gamer na internet. Trazendo perspectiva em primeira pessoa, o game apresenta um policial em ação com gráficos bastante realistas, a ponto de algumas pessoas duvidarem da veracidade da prévia apresentada pelo estúdio independente Drama.
Para a alegria dos fãs de games, o jogo em questão é real. Além de um dos desenvolvedores do jogo ter publicado um vídeo mostrando o projeto na Unreal Engine 5, a IGN também obteve acesso a uma build mais antiga do projeto. Além disso, o estúdio compartilhou alguns detalhes sobre a produção dos gráficos realistas, enquanto alguns dos materiais utilizados podem ser encontrados no motor gráfico da Epic Games.
Quer saber mais detalhes sobre a produção do jogo indie do momento? Confira a seguir mais detalhes sobre a construção dos gráficos de Unrecord, que ainda não possui data de lançamento, mas deve chegar futuramente ao PC e, quem sabe, nos consoles PS5 e Xbox Series S e X.
Qual é o segredo dos gráficos realistas de Unrecord?
Um dos pontos que mais chama a atenção em Unrecord, e que até mesmo fez as pessoas duvidarem da veracidade do projeto, são as animações e o aspecto visual realista, que é gerado pela perspectiva de body cam — uma câmera ao estilo GoPro acoplada no corpo do usuário. Segundo explica o estúdio Drama no material de divulgação do game, a equipe conseguiu alcançar esse efeito por meio de escolhas artísticas feitas pelo time, com auxílio de ferramentas da Unreal Engine 5.
Em vídeo no YouTube, o desenvolvedor Neri Neto explica que o jogo utiliza filtros de pós-processamento disponíveis no motor gráfico da Epic Games para garantir esses efeitos que lembram a vida real. Os animadores do projeto também fizeram um bom trabalho no reloading das armas e na movimentação de câmera, que ocorre a cada vez que o jogador movimenta o personagem.
Outra decisão da direção do game que garante mais imersão está na ausência de interfaces e HUD. O jogo não possui nem mesmo um sinal de mira, o que dificulta o gameplay na hora da ação, mas garante mais imersão e “liberdade ao jogador”, segundo o estúdio.
Unrecord aberto na Unreal Engine 5, em imagem compartilhada pelo desenvolvedor Alexandre Spindler.Fonte: Alexandre Spindler/Twitter
Enquanto o resultado no vídeo é bastante impressionante, é importante ressaltar que a experiência no lançamento final do jogo pode ser diferente. O estúdio diz que pretende entregar uma "jogabilidade mais crua" com a movimentação e mira realistas, mas ainda não forneceu detalhes sobre otimização e opções para desabilitar as funções focadas na imersão.
Como o ambiente realista de Unrecord é feito?
Além das decisões artísticas do próprio estúdio, outro fator que garante bastante realismo ao trailer de Unrecord são os ambientes em que o primeiro trailer se passa. O vídeo de apresentação de Unrecord mostra um policial adentrando em um prédio abandonado com visuais impressionantes.
As texturas realistas também fazem parte do ecossistema da Epic Games. A empresa por trás da Unreal Engine 5 é dona da Quixel, empresa que faz escaneamentos fotorrealistas de objetos e locais do mundo real, integrando os materiais no motor gráfico para a produção de jogos. Além disso, a Unreal possui uma loja de assets, que permite a desenvolvedores disponibilizarem pacotes de texturas para quem está desenvolvendo jogos, agilizando a criação de ambientes.
A Unreal Engine possui uma loja de assets, o que agiliza a criação de ambientes realistas nos games.Fonte: Unreal Marketplace
Após o vídeo de Unrecord viralizar, entusiastas de desenvolvimento até encontraram alguns materiais da biblioteca da Unreal Engine 5 que podem ter sido usados na produção do game. Um dos pacotes de assets pode ser o “Abandoned Russian Building”, disponível por US$ 60 no marketplace da Epic Games, que foi usado para dar vida ao ambiente em que a primeira demonstração se passa.
Teremos mais jogos com gráficos realiastas ao estilo Unrecord?
Com a rápida evolução tecnológica do motor gráfico da Epic Games, a tendência é que cada vez mais jogos utilizando visuais fotorrealistas sejam apresentados ainda em 2023. Logo após Unrecord se tornar viral, outro jogo com uma pegada bastante similar também começou a ganhar notoriedade nas redes sociais.
O indie Paranormal Tales também utiliza recursos da Unreal Engine 5 para entregar uma experiência em primeira pessoa com visual de body cam. O jogo, no entanto, possui temática de terror, utilizando a perspectiva para garantir mais imersão em uma jornada assustadora em ambientes realistas.
Assim como Unrecord, Paranormal Tales possui uma página na Steam e tem lançamento previsto para 2023. Resta agora aguardar para vermos quais outros games chegarão utilizando o poderoso motor gráfico da Epic Games ainda este ano.
Fontes
Categorias