8 jogos de terror bizarros que viralizaram no YouTube
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
24/04/2023 - 06:00•4 min de leitura
Fonte: Steam
Imagem de 8 jogos de terror bizarros que viralizaram no YouTube no tecmundo
Os jogos de terror são altamente diversificados em subgêneros e formatos. Há uma alta quantidade de títulos de grandes desenvolvedoras, em franquias como Resident Evil e Silent Hill. Em maior quantidade, títulos independentes ou de estúdios de menor porte também conquistaram o seu espaço — caso de games como Layers of Fear, Amnesia e tantos outros.
Só que existe uma outra categoria que faz um enorme sucesso no YouTube nos últimos anos, em especial por causa de gameplays e reações de streamers e influenciadores. São jogos de terror bizarros, com uma produção longe do que é considerada “padrão” pela indústria em termos técnicos. A seguir, separamos alguns desses títulos para você conhecer ou buscar na plataforma de vídeos.
1. Poppy's Playtime
Um dos dos maiores nomes recentes da lista, Poppy's Playtime já “furou a bolha” dos streamers e virou um sucesso para PC e dispositivos móveis. Na trama, você precisa invadir uma fábrica abandonada de brinquedos para descobrir o que aconteceu no local desativado. No caminho, o jogador percebe que algumas das criações da empresa são mais realistas (e assustadoras) do que pareciam.
Poppy’s Playtime tem gráficos simples, com pouca variação de cenários, mas consegue simular bem um clima de tensão. O título é dividido por capítulos, com dois já lançados, e consagrou o seu principal monstro: o perturbador e implacável Huggy Wuggy, que virou até boneco de pelúcia em lojas oficiais e camelôs.
2. Garten of Banban
Muito parecido com o game anterior, Garten of Banban segue uma história base e até um formato de distribuição parecido: ele também sai por capítulos e coloca você no papel de uma pessoa desvendando os mistérios de um local misterioso e aparentemente vazio.
Aqui, você investiga o que aconteceu com um jardim de infância, último local em que crianças e funcionários foram vistos até desaparecerem sem deixar pistas. A explicação parece ter a ver com a estranha turma de mascotes do local, que não parece presa somente na imaginação dos alunos ou nos desenhos nas paredes. O jogo é bem mais simples que Poppy's Playtime, inclusive em gráficos e jogabilidade. Ainda assim, é garantia de sustos e gerou muitas visualizações nas plataformas de streaming.
3. Baldi's Basics in Education and Learning
Esse talvez tenha o visual mais surreal de todos dessa lista. Baldi's Basics in Education and Learning parece um título educativo pelo título e o visual meio básico e infantil, mas ele segue por um caminho completamente diferente.
O seu papel é escapar de uma escola bizarra depois de coletar objetos, mas nada é tão simples quanto parece: você precisa fazer tudo isso enquanto é perseguido por personagens perturbadores e começa a ter visões cada vez mais absurdas. O projeto foi criado por um único desenvolvedor e até já tem uma versão remasterizada, com um visual levemente melhorado.
4. Granny
Granny é um jogo de terror já popular há alguns anos, mas que segue dando sustos em novas gerações de streamers e espectadores. E tem motivo: a casa caindo aos pedaços e a "vovó" nada adorável que te persegue incansavelmente com um taco de beisebol. Foi atingido? Então você acorda na noite seguinte para tentar de novo, fazendo pequenos avanços a cada nova rodada.
Aqui, pelo ambiente limitado em espaço, andar sorrateiramente e aguardar o perigo passar é tão ou mais importante do que sair correndo em alguma direção. Outro diferencial de Granny é que esse jogo está disponível principalmente em dispositivos móveis Android e iOS, embora também seja popular no PC.
5. Slender: The Eight Pages
Esse título já virou um clássico e é o mais antigo da lista, com lançamento datado de 2012. Porém, merece a menção mais do que honrosa por fazer parte da categoria de jogos simples e bizarros que viram um fenômeno nas plataformas de streaming. Foi a partir de Slender: The Eight Pages que o Slenderman, figura esguia, alta e misteriosa criada como creepypasta, conquistou todo um novo público para além de fóruns, blogs e redes sociais.
O seu objetivo no game gratuito é simples: munido de uma lanterna e sem qualquer tipo de mapa, você deve coletar oito páginas espalhadas pelo cenário. A partir de certo ponto da missão, o Slenderman começa a te perseguir e fazer o jogador questionar a própria sanidade aos poucos.
6. Piggy
Esse é um jogo diferente, já que faz parte de uma plataforma própria: o Roblox. Em Piggy, que é um dos títulos mais populares disponíveis dentro do ambiente, você precisa sobreviver em uma espécie de “pega-pega” mortal. O seu objetivo é fugir de um vilão com uma skin de porquinho, ou então controlar o próprio assassino — um multiplayer assimétrico nos moldes de outros títulos de horror, como Dead by Daylight.
Como sobrevivente, você precisa pegar chaves e abrir portas para fugir da fase, que é um entre vários cenários, dentro do limite de tempo. Rapidamente, o Piggy começa a correr atrás dos demais e recruta as vítimas para serem outros perseguidores, adicionando uma carga de tensão para a missão.
7. The Backrooms: Lost Tape
Outro jogo originado de uma creepypasta, essa de divulgação mais recente. Em The Backrooms: Lost Tape, você está em uma espécie de universo paralelo, composto por uma série de ambientes e corredores com um ar corporativo, porém com uma cor amarela meio desbotada e aparentemente desertos.
Esse é um simulador em que você passa a maior parte do tempo caminhando, mas não pense que isso reduz o terror do game. O cenário é perturbador por si só e, na medida em que você avança, vai descobrir que não está tão sozinho assim por lá. The Backrooms: Lost Tape não exige um PC poderoso e tem legendas em português do Brasil.
8. Egghead Gumpty
Os corredores de Egghead Gumpty parecem simples e sem vida, mas você logo estará imerso nesse jogo de mistério e exploração com uma premissa bastante simples. Novamente, o objetivo aqui é coletar itens, desvendar quebra-cabeças e escapar de uma criatura bizarra. Neste caso, uma espécie de monstro em formato de ovo e do tamanho de uma pessoa adulta, que fica apenas observando o jogador por algum tempo antes de atacar.
...
Note que o “bizarro” aqui não é apenas no sentido de assustador, mas sim uma composição meio amadora (às vezes por ser desenvolvido por poucas ou uma única pessoa), gráficos de qualidade duvidosa, bugs bastante presentes ou simplesmente serem esquisitos. Porém, isso não significa que os títulos são ruins, mas, sim, que conseguiram superar as próprias limitações e viralizaram por conta da estranheza e do clima gerado com tão poucos recursos.
Por Nilton Cesar Monastier Kleina
Especialista em Analista
Jornalista especializado em tecnologia, doutor em Comunicação (UFPR), pesquisador, roteirista e apresentador.
Veja também
Fontes
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.
Cupons
Mais notícias
AMD Ryzen 7 9800X3D review: uma baita CPU gamer para 2025
22/01/2025
Placas-mãe com até 42% de desconto no Outlet KaBuM!; veja oportunidades para seu PC Gamer
22/01/2025
Final Fantasy 7 Rebirth está bem-otimizado no PC, embora com tropeços - Review
22/01/2025
Prévia de Mario Kart 9 pode ter comprovado potência do Switch 2, diz dev
22/01/2025
MMORPG baseado na franquia Horizon foi cancelado, diz rumor
21/01/2025