Nesta semana, a internet foi surpreendida com a apresentação de Unrecord, um novo jogo de tiro em primeira pessoa que promete entregar uma experiência realista e gráficos simplesmente impressionantes.
Tamanho foi o nível de realismo, que apenas um curto vídeo de jogabilidade gerou muitas dúvidas entre os usuários, com os mais incrédulos sugerindo que se tratava de um trecho pré-renderizado ou, até mesmo, falso. Diante do sucesso e da repercussão, os desenvolvedores garantem se tratar de novo título para PC e já forneceram várias informações sobre o jogo — que você poder conferir logo a seguir!
Veja tudo o que já sabemos sobre Unrecord, até agora:
Unrecord, beirando ao inacreditável
Antes de mais nada, vale conferir o trecho de jogabilidade liberado recentemente. Apesar da qualidade quase assustadora, o vídeo trata-se apenas de uma prévia inicial, refletindo um trabalho em desenvolvimento.
Assista:
Desenvolvimento inicial e primeiras impressões
Desenvolvido pelo estúdio independente francês Studios DRAMA, Unrecord busca emular uma experiência real. E o resultado não poderia ser diferente: o nível de realismo é tão grande que os desenvolvedores já chegaram a, até mesmo, se pronunciar sobre os questionamentos a respeito da veracidade do projeto — que surgiu pela primeira na internet no ano passado, em uma demonstração da UE5.
"Tem surgido muitas dúvidas sobre a autenticidade da gameplay," disse o pessoal do DRAMA em uma publicação na Steam. Segundo eles, o jogo está sendo desenvolvido na Unreal Engine 5, com o vídeo sendo capturado utilizando uma versão do jogo em estágios iniciais, com o teclado e o mouse como controles.
Os desenvolvedores também esclareceram que Unrecord não será um jogo em realidade virtual (VR) e se declararam "lisonjeados" ao ver tanta gente achando que o jogo se tratava de uma gravação no mundo real.
Realismo de Unrecord pode deixar alguns usuários desconfortáveis. (Fonte: Studios DRAMA / Reprodução)Fonte: Studios DRAMA
O estúdio francês também afirmou que o jogo é direcionado para o público internacional, e que não terá qualquer relação com a forma como a polícia de outros países atua ou com quaisquer eventos ocorridos no mundo real. Além disso, "o jogo obviamente vai evitar tópicos indesejáveis como discriminação, racismo, violência contra mulheres e minorias," os responsáveis explicam.
Apesar disso, os desenvolvedores afirmam "respeitar e entender" que algumas pessoas possam se sentir perturbadas pelas fidelidade em Unrecord.
História
Em relação à trama de Unrecord, praticamente nada foi revelado. Não apenas porque o projeto ainda está em fases iniciais de desenvolvimento e os planos podem ao longo do tempo, mas também porque falar sobre o assunto "seria dar spoiler."
Mas já sabemos que o título contará a história de um policial e toda a experiência do jogador será vista por sua bodycam — câmeras acopladas em uniformes militares.
Unrecord chamou a atenção da internet com seus impressionantes gráficos realistas. (Fonte: Studios DRAMA / Reprodução)Fonte: Studios DRAMA/Divulgação
Na narrativa, o protagonista deverá usar suas habilidades táticas e de investigação para resolver um caso bastante complexo — comparável aos clássicos de suspense policial, segundo os desenvolvedores. Além disso, os responsáveis pelo projeto ainda sugerem que o jogador também investigará outros mistérios variados, confrontando "um elenco diversificado de personagens" ao longo da trama.
Jogabilidade
Por utilizar um ponto de vista inusitado, Unrecord será um jogo de tiro tático em primeira pessoa (FPS) para um jogador. "Embora tenha elementos e mecânicas de jogabilidade tática, [o jogo] não foi projetado para ser uma experiência multijogador," explica o estúdio. "Queremos maximizar uma experiência cinemática e realista," os responsáveis justificam.
Ainda segundo os Studios DRAMA, os jogadores podem esperar por "diálogos complexos, mecânicas de jogabilidade inovadoras, dilemas morais pesados e um sistema de tiros único." Neste último tópico, os desenvolvedores se referem a um sistema de mira original e autêntico, com um "movimento de mãos irrestrito."
Em Unrecord, jogadores terão opções de ações e diálogos que vão impactar a experiência de jogo. (Fonte: Studios DRAMA / Reprodução)Fonte: Studios DRAMA/Divulgação
Ao longo da história, justamente pela abordagem mais realista, os jogadores devem esperar morrer algumas vezes. "Não há espaço para erros; cabe a você desenvolver suas próprias táticas," diz o estúdio. Além disso, a promessa é a de que será possível conversar com os criminosos até mesmo durante o combate, com as escolhas de diálogo impactando a experiência de jogo.
Quando Unrecord será lançado?
O jogo ainda está em pré-produção e, por isso, ainda não tem previsão de lançamento. Segundo os desenvolvedores, não há nem mesmo uma estimativa sobre em qual ano o título será lançado.
Até o momento, o que sabemos é que Unrecord está confirmado para chegar ao PC via Steam e que outras plataformas da geração atual podem vir a receber uma versão do jogo, embora o estúdio não tenha citado um console específico.
Fontes