A Microsoft começou a restringir o uso de emuladores nos consoles Xbox Series S e X. Na última semana, usuários que utilizam esse tipo de programa nos dispositivos — e que estavam cada vez melhores em desempenho — relataram que eles não abrem normalmente. No lugar, uma mensagem reforça que "este jogo ou aplicativo não pode ser inicializado por violar as Políticas da Microsoft Store".
A medida foi confirmada pela Microsoft ao site GamesRadar. Segundo a empresa, a restrição de fato faz parte de uma nova medida de combate a aplicativos que não estão de acordo com as políticas da plataforma. Anteriormente, a companhia já tinha banido emuladores de suas lojas, inclusive no caso do Windows,
Ao mesmo tempo, a Microsoft desmentiu um rumor de que a perseguição teria começado após um suposto acordo com a Nintendo, que é uma empresa mais conhecida por perseguir projetos de emulação.
Ainda é possível usar emulador no Xbox?
Em redes sociais como o Twitter, grupos de fãs ensaiaram um pequeno protesto marcando os perfis do Xbox e do chefe da divisão, Phil Spencer.
Segundo os usuários, os emuladores podiam ser usados para rodar games que não estão mais disponíveis e até que foram adquiridos, mas não rodam nas plataformas atuais da Microsoft.
Ladies and gentlemen, it's been a good run.
— ???? gamr13 ???? (@gamr12) April 6, 2023
But now we've no choice but to @Xbox @XboxP3 #LetUsEmulate pic.twitter.com/K9KO1p655K
Por outro lado, nem todas as formas de emulação nos atuais consoles da família Xbox foram removidos: aparentemente, segundo a reportagem original, o uso do modo de desenvolvedor dos aparelhos (que é pago e libera várias outras funções de uso avançado) ainda permite a utilização desses programas, mas pode a qualquer momento também deixar ser uma opção.
Fontes
Categorias