O aguardado Super Mario Bros: O Filme finalmente estreia nos cinemas brasileiros nesta semana, para a alegria dos fãs da Nintendo. No entanto, as primeiras críticas nacionais e internacionais do longa-metragem de animação já estão no ar.
Até o momento, as opiniões estão nos dois extremos. Enquanto alguns são textos bastante elogiosos à produção da Illumination Studios e outros notando vários defeitos e um certo desapontamento com o filme, que adapta uma das principais franquias de games da história.
O agregador de críticas Rotten Tomatoes já traz 101 críticas sobre a produção, com uma média de 54% de opiniões positivas — o que não é considerado bom na plataforma. A nota média da audiência, entretanto, está em 98% no serviço. Como a estreia foi recente, novas opiniões devem surgir nos próximos dias e a nota possivelmente mudará.
Vale lembrar, entretanto, que a porcentagem no Rotten Tomatoes não significa uma "nota média" ou então um consenso sobre a qualidade de um filme.
Do que a imprensa gostou?
Os elogios ao filme de Super Mario Bros estão principalmente na ambientação e no visual da produção, que aparentemente consegue transportar o clima dos jogos para as telonas. A crítica da Rolling Stone, por exemplo, destaca as sequências de ação e diz ainda que esse é um filme que merece mais de uma sessão, já que "os Easter-eggs têm Easter-eggs dentro deles".
Os críticos ainda tranquilizam os fãs que não confiavam no desempenho de atores como Chris Pratt, que dá voz ao protagonista. A performance de Jack Black como o vilão Bowser é um elogio quase unânime nos textos, como a crítica da Variety.
Um dos materiais de divulgação do filme.Fonte: Illumination
O site The Verge afirma que a animação é um modelo para qualquer adaptação futura de games, equilibrando nostalgia com deslumbramento visual em cenários, personagens e poderes mágicos.
E as maiores críticas?
A rede britânica BBC foi uma das que mais pegou pesado com o longa-metragem, chamando ele de "preguiçoso e apenas para fãs", além de extremamente infantil. O roteiro é tido como especialmente simples até demais, baseado exageradamente em referências muito rápidas e superficiais à franquia.
O The Guardian segue uma linha parecida ao sugerir que a animação é "tediosa e insípida em todos os sentidos". Entre sites especializados, o Polygon é especialmente crítico ao citar que Super Mario Bros: O Filme não é nada memorável a longo prazo.
Super Mario Bros.: O Filme estreia em 6 de abril de 2023 nos cinemas do Brasil.
Fontes
Categorias