A placa de vídeo é um dos componentes mais importantes em um computador para rodar games ou atividades complexas, como renderização ou modelagem 3D. Por isso, esse é o sonho de consumo da maioria dos usuários do PC.
Pensando nisso, o TecMundo resolveu tirar uma das maiores dúvidas para quem está pensando em trocar de GPU, e busca encontrar as melhores placas de vídeo do mercado: qual é melhor? AMD Radeon ou NVIDIA? Além disso, também listamos duas opções de placas de cada empresa para você escolher.
AMD Radeon vs NVIDIA
Um dos embates mais clássicos do mundo do hardware, AMD e NVIDIA estão para o mundo das placas de vídeo assim como Apple e Samsung disputam o segmento dos smartphones, por exemplo.
Atualmente, a NVIDIA consegue entregar uma performance bruta maior, principalmente nos modelos topo de linha, como a RTX 4090. A marca também leva vantagem quando o assunto são tecnologias mais recentes, como a iluminação realista via Traçado de Raios, e o redimensionamento de imagem com o Deep Learning Super Sample (DLSS).
A AMD, por outro lado, vem equilibrando a disputa nesse segmento. Nas últimas gerações a companhia conseguiu bater de frente com a NVIDIA, especialmente nos segmentos de entrada e intermediário. Os modelos topo de linha das Radeon também merecem destaque, mas ficam ligeiramente atrás da concorrência em alguns cenários. A fabricante também dá suporte ao Traçado de Raios, e tem uma tecnologia de redimensionamento própria, o FidelityFX Super Resolution (FSR).
Placa de Video PNY NVIDIA Geforce RTX 3060 TI
Placa de Video PNY NVIDIA Geforce RTX 3060, TI
Obtenha um desempenho incrível com Ray Tracing Cores e Tensor Cores aprimorados, novos multiprocessadores de streaming e memória G6 de alta velocidade.
A NVIDIA GeForce RTX 3060 Ti é um dos melhores modelos pautados no custo x benefício atualmente. Esse modelo da PNY possui 8 GB de VRAM GDDR6, e uma estrutura simples, com apenas duas ventoinhas, um conector de oito pinos, e recomendação de fonte de, no mínimo, 600 W de potência.
Lançada em 2020, o modelo é voltada para a resolução Quad HD (2560x1440), e deve rodar todos os lançamentos atuais e futuros em qualidade máxima, a 60 quadros por segundo. Já em Full HD esse modelo acaba sobrando, e pode ser uma pedida interessante para quem pretende jogar de forma competitiva a mais de 140 frames, por exemplo.
Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce RTX 4090, Gaming Trio
Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090
A Placa de Vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 conta om alto desempenho, eficiência e gráficos com inteligência artificial, ventilador torx 5.0 e dual bios.
Uma das melhores placas de vídeo disponíveis atualmente, ou melhor, a GPU mais potente encontrada no mercado, a RTX 4090 não é voltada ao público doméstico, e sim a criadores de conteúdo, streamers, ou profissionais que atuam na área de desenvolvimento.
Seja como for, a RTX 4090 é um modelo colossal, e isso acontece literalmente pelo tamanho da placa. Essa GPU é tão grande que muitos gabinetes não são capazes de suportar a peça. A versão MSI Gaming Trio tem 24 GB de VRAM, um conjunto triplo de ventoinhas, e necessita de uma fonte de 850 W para funcionar sem problemas.
Em games, a 4090 simplesmente roda todos os lançamentos em qualidade máxima, resolução 4K, e muitas vezes acima dos 60 quadros graças ao DLSS de 3ª geração. No entanto, o alto desempenho tem um preço, e essa GPU custa mais de 10 mil reais no varejo brasileiro.
Placa de Vídeo RX 6750 XT Mech MSI AMD Radeon, 12GB GDDR6
Placa de Vídeo AMD Radeon, RX 6750 XT Mech MSI , 12GB
Possui duas ventoinhas em um design rígido permitindo que essa placa gráfica de aparência nítida se encaixe em qualquer construção.
Já passando para o lado vermelho, a Radeon RX 6750 XT é uma variante levemente mais potente do que a RX 6700 XT original. Esse modelo compete diretamente com a 3060 Ti, e na versão MSI Mech conta com um design minimalista, duas ventoinhas para dissipação, requerimento de 650 W para a fonte, e 12 GB de memória VRAM.
Essa Radeon foi feita para rodar games em resolução Quad HD, com tudo no máximo, e também sobra quando o assunto é o Full HD. No entanto, as placas AMD ainda tem um pouco de dificuldade de competir com as RTX quando o assunto é o Traçado de Raios. É possível rodar games com essa tecnologia, mas o desempenho será inferior. Mesmo assim, a RX 6750 XT oferece uma performance média um pouco acima da 3060 Ti por preços similares, e é uma excelente opção de GPU.
Placa de Vídeo AMD Radeon, Sapphire Nitro RX 7900 XTX, Vapor-X
Placa de Vídeo AMD Radeon, Sapphire Nitro RX 7900 XTX, Vapor-X
Como toda a área transfere calor na mesma taxa, o módulo Vapor-X foi projetado para operar com mais eficiência do que um dissipador de calor de cobre na remoção de calor.
A Radeon RX 7900 XTX também é considerada como uma das melhores placas de vídeo disponíveis, logo abaixo da RTX 4090 em força bruta. Esse modelo também possui memória de 24 GB, mas traz um acabamento mais premium que a versão da MSI da 4090. As três ventoinhas estão presentes, e a potência energética da fonte gira em torno de 800 W.
A 7900 XTX é uma placa Radeon que também vai rodar todos os jogos na qualidade ultra, a mais de 60 frames e em resolução 4K. Até mesmo o Traçado de Raios, que era mais difícil na 6750 XT, roda tranquilo com essa GPU. Embora a performance fique abaixo da rival NVIDIA, o preço também escala para baixo, deixando as duas marcas em uma competição interessante.
Qual é a melhor opção?
No fim das contas, AMD e NVIDIA são ótimas opções para o consumidor. Claro, cada marca possui produtos bons e ruins, que valem ou não a pena de acordo com os preços praticados no momento. A dica é comparar os produtos condizentes com seu orçamento e verificar quais aplicações ou jogos se saem melhor em determinada placa.
Categorias