Voxel

Microsoft teria denunciado suposto monopólio do PlayStation a políticos

Empresa pode ter pressionado congressistas dos Estados Unidos para agir diante de um suposto monopólio do PlayStation no mercado mundial de videogames

em 29/03/2023, 08:30
Microsoft teria denunciado suposto monopólio do PlayStation a políticos

Fonte:  GettyImages 

Imagem de Microsoft teria denunciado suposto monopólio do PlayStation a políticos no tecmundo

Segundo o que apurou o portal de notícias Axios, pressionados pela Microsoft, cerca de 11 membros do Congresso dos Estados Unidos, entre democratas e republicanos, sobretudo do estado de Washington, teriam assinado recentemente uma carta na qual acusam a Sony Interactive Entertainment de práticas comerciais discriminatórias e monopolizadoras no mercado global de videogames por meio do PlayStation.

O documento, destinado ao governo japonês, pede que seja feita uma intervenção estatal, principalmente porque a empresa em questão estaria restringindo certos títulos populares em determinados consoles, como o Xbox, da Microsoft. 

“A política efetiva de não-processamento do governo japonês quando se trata da Sony Interactive Entertainment parece ser uma barreira séria para as exportações dos Estados Unidos, com impactos reais para a Microsoft e para muitos outros desenvolvedores e editores de jogos americanos que vendem globalmente, mas que veem seus ganhos no Japão em declínio por conta de todas essas práticas”, argumenta um dos trechos da carta.

Sede da Microsoft está localizada na cidade de Redmond, estado de Washington. (GettyImages/Reprodução)

Sede da Microsoft está localizada na cidade de Redmond, estado de Washington

Anteriormente, o mesmo portal havia informado que a congressista Maria Cantwell teria se reunido com Katherine Tai, representante comercial dos Estados Unidos, para discutir o monopólio da Sony, que poderia chegar a 98% do mercado de jogos apenas no Japão. 

Embora a Microsoft tenha negado envolvimento no caso, segundo analistas, a reclamação desta empresa pode ser lida como uma retaliação pela tentativa anterior da Sony de bloquear a sua aquisição da Activision Blizzard

Vale destacar que, nesta terça-feira (28), o Japão aprovou a compra da Activision Blizzard pela Microsoft. 


Avatar do(a) autor(a): Matheus Rocha da Silva

Por Matheus Rocha da Silva

Especialista em Redator

Redator, roteirista e produtor audiovisual. Graduado em Cinema e Audiovisual, desenvolve pesquisas acadêmicas na área de estudos da cultura e comunicação audiovisual.


Veja também


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.