GTA Torcidas: mod tem 'sangue, suor e lágrimas', mas não admite preconceito

4 min de leitura
Imagem de: GTA Torcidas: mod tem 'sangue, suor e lágrimas', mas não admite preconceito
Imagem: Twitter GTA Torcidas/Reprodução

Apesar de existir há mais de dez anos, o servidor GTA Torcidas voltou a viralizar recentemente nas redes sociais. São centenas de vídeos mostrando um pouco da rotina de jogadores que se unem virtualmente para torcer por seus times na vida real.

As produções, que normalmente são feitas por streamers, estão espalhadas pelo Facebook, Instagram, Twitter e principalmente no TikTok. Na plataforma chinesa há vídeos que ultrapassam a casa dos sete dígitos de visualizações.

Em um deles, vários jogadores vestidos com os uniformes de uma torcida organizada do Corinthians acabam encontrando um palmeirense. Com uma música brincando com o encontro inesperado, o vídeo já ultrapassou 2,1 milhões de views.

@lc011_ Quando viu os gaviões voltou de ré KKKK ???? (discord.gg/fivemtorcidas) #gtatorcidas #gavioesdafiel #torcidaorganizada #gtarp #lctrem011 ? som original - Lc 011 ??

A #gtatorcidas mostra que no TikTok já são mais de 24,6 milhões de visualizações de vários momentos do jogo. São memes, trends, momentos de união e cantoria da torcida e outra coisa que faz bastante sucesso: as brigas.

Vários dos clipes mostram emboscadas e encontros marcados onde todo mundo sai na porradaria. Com os microfones ligados, os jogadores conversam entre si e xingam os algozes enquanto o “pau come”.

Ambiente com regras

Apesar das tretas, que poderiam denotar o ambiente do game como sem lei, há regras estabelecidas e pessoas que não cumprirem podem ser banidas. “Não apoiamos trazer problemas de fora para cá. Aqui é apenas um jogo e não temos nada a ver. [Não admitimos] racismo, homofobia e desonestidade”, revela Foqs, que é líder do servidor GTA Torcidas, em entrevista ao Voxel.

Ele conta que as normas foram estabelecidas porque o jogo “é para todos” e que eles não admitem que crimes do mundo real sejam cometidos no mundo virtual.

“Quem comete estes atos é banido. Não toleramos racismos nem homofobia. Nosso objetivo é reunir torcedores e amantes do futebol em uma plataforma online e simular a vida diária de um membro de torcida organizada. Nosso intuito é apenas jogar e se divertir”, ressalta.

@bieltob1978fivemtorcidas Mancha Verde confundiu nós kkkkk #fivemtorcidas #gta #torcidasorganizadas #fivem#gtarp #organizadasbrasil #bamor #manchaverde #bahia #infernocoral ? original sound - BielDaBamor1978-FiveM Torcidas

Foqs explica que mesmo com os bonecos virtuais utilizando roupas com referências às torcidas organizadas da vida real, não há ligação entre game e agremiações. De acordo com o líder do jogo, até existem diretores de organizadas que jogam ou já jogaram por gostarem da ideologia de GTA Torcidas, mas mesmo assim não há relação oficial.

Outra coisa que não é apoiada pela administração é o encontro no mundo real dos torcedores. Neste quesito, os donos do server não estimulam a prática até para evitar que isso possa ser transformado em brigas de verdade.

Milhares de acessos por semana

Com site e redes sociais oficiais, GTA Torcidas tem quase 100 mil seguidores. Isso sem contar as páginas e grupos próprios de torcedores de algum time que se reúnem para combinar horário para entrar no game e falar sobre futebol.

Segundo Foqs, o jogo recebe mais de 20 mil acessos por semana. Em 2023, torcedores de mais de 50 times de todo o Brasil já conseguem encontrar sua agremiação para torcer dentro do ambiente virtual.

Para dar conta de tudo, o servidor das torcidas  — que roda em San Andreas Multiplayer (SA-MP), um mod para Grand Theft Auto: San Andreas — oferece atualização para correção de bugs e problemas na jogabilidade, introdução de novos sistemas e inclusão de cosméticos como uniformes e bandeiras “para garantir o máximo de semelhança com a realidade das arquibancadas”.

A administração de GTA Torcidas ainda promete suporte para tirar dúvidas e resolver problemas que os jogadores estão tendo.

“O GTA Torcidas é um clássico da internet, estamos desde 2009 em atividade, com milhares de players durante todos esses anos, muitos conhecem o jogo agora, outros já conheceram antes, e vão compartilhando e engajando os vídeos. Os amantes do futebol e de torcidas se interessam e vêm jogar conosco”, finaliza Foqs.

Por que é divertido se encontrar no GTA Torcidas?

Vitor Yoga é produtor de conteúdo e possui uma conta no TikTok, que é onde publicou alguns vídeos de GTA Torcidas. Ele conta ao Voxel que já fez lives na Twitch do game, mas que por agora está focado em outros títulos.

O gamer afirma que conheceu o servidor a partir de Multi Theft Auto (ou MTA), um mod com modo multiplayer de GTA San Andreas, GTA 3 e GTA Vice City. “Gostava de usar as roupas da torcida do Palmeiras, já que eu sou da Mancha Verde fora do jogo”, lembra.

@vitooryoga Jogo contra a Gambazada #FalaGalvao #FiveM #gtatorcidas #fyp? #palmeiras #manchaverde #torcidas ? Eu Canto Eu Sou Palmeiras - Canto dos Estádios

Vinicius dos Santos, mais conhecido como Tático Roleplay, é outro jogador e streamer de GTA Torcidas. Ele diz ao Voxel que conheceu o jogo pelas próprias redes sociais (TikTok e Instagram) e que se interessou pelo movimento, mesmo não acompanhando jogos de futebol e nem fazendo parte de torcidas organizadas “de verdade”.

Como trabalha com criação de conteúdo, Vinicius costuma jogar entre 2 e 3 vezes por semana. Ele conta que gosta de como os jogadores se organizam e interagem no servidor. “Eu entro apenas para me divertir com a galera, além de fazer amizades com o pessoal das torcidas e ver a união que a galera tem referente a torcida organizada. Isso é muito massa”, conta.

Sobre as brigas, que estão dentre os vídeos com mais acesso na internet, o jovem diz enxergar uma forma de descontração, já que aquele não é o mundo real. “A galera curte as tretas apenas para ver quem é a torcida mais unida e forte, porém com o intuito de se divertir e dar risada”, finaliza.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.