A inteligência artificial já é usada nos mais diversos campos, e em breve terá seu papel no mundo dos jogos — ao menos no caso da Ubisoft. A empresa francesa anunciou o desenvolvimento de uma ferramenta para ajudar roteiristas em seu trabalho.
Segundo informações divulgadas pela produtora, o projeto em questão recebeu o título Ubisoft Ghostwriter. Como primeira tarefa, ela vai ajudar a gerar os primeiros protótipos de falas para multidões e também algumas linhas de diálogos para NPCs. Com isso, a ideia é fazer com que o time deixe de atuar em tarefas consideradas mais repetitivas.
"Estamos apresentando a Ubisoft Ghostwriter, uma ferramenta de inteligência artificial criada internamente com o objetivo de ajudar nossos roteiristas a gerar os primeiros protótipos de falas para frases e sons que os NPCs emitem quando o jogador interage com o mundo do jogo", explicou a produtora.
Você pode conferir um pouco mais sobre a iniciativa no vídeo que está a seguir (em inglês):
Recepções negativas
O anúncio dessa nova tecnologia foi feito na última terça-feira (21), e não demorou muito para que fosse recebido com um pé atrás por diversas pessoas da indústria. Alguns desenvolvedores, por exemplo, alegaram em redes sociais que a Ubisoft deveria investir mais em redatores em vez de simplesmente se apoiar em tecnologias.
As a writer, having to edit AI-generated scripts/dialogue sounds far more time consuming than just writing my own temp lines ???????. I would far prefer AAA studios use whatever budget it costs to make tools like this to instead hire more writers. https://t.co/VKYPeMHiwY
— Alanah Pearce (@Charalanahzard) March 22, 2023
"Como escritora, ter que editar scripts e diálogos gerados por uma inteligência artificial soa mais trabalhoso do que simplesmente escrever minhas próprias falas. Eu realmente prefiro que estúdios grandes [os famosos AAA] usem qualquer budget que tenham para contratar mais redatores em vez fazer ferramentas como essa", escreveu Alanah Pearce, que trabalha no Santa Monica Studios.
E você, o que acha da iniciativa? Compartilhe a sua opinião com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.
Fontes
Categorias