Há algo no pós-apocalipse que desperta a curiosidade e interesse humano. Talvez seja um convite à reflexão sobre a inexorabilidade da nossa própria morte, talvez seja uma tentativa de valorizar a efemeridade da existência e do mundo como o conhecemos... ou quem sabe só é legal para caralho mesmo.
Seja como for, hoje estamos aqui para celebrar 10 dos melhores pós-apocalipses dos videogames! Algumas escolhas serão mais óbvias do que outras, quem sabe algumas delas possam até mesmo te surpreender, mas a ideia é justamente demonstrar o quão variada essa premissa pode ser. Confira a nossa seleção a seguir, sem qualquer ordem de qualidade:
Mad Max
Vamos começar com um jogo que já tinha tudo a ver com o tema mesmo antes de seu lançamento, já que ele é inspirado na lendária série de filmes do diretor George Miller. A Avalanche Studios entendeu perfeitamente o que tornava os longas tão legais e conseguiu levar esse universo para os videogames com um interessante mundo aberto, boa estrutura de missões e um combate viciante bem inspirado na série Arkham. Uma joia subestimada!
Death Stranding
Além de ser um diretor incrível, Hideo Kojima também é um excelente autor de ficção científica. Felizmente, a cada ano que passa mais pessoas estão (re)descobrindo o quão bom Death Stranding é mesmo quando comparado aos seus melhores trabalhos. Muito mais do que um "simulador de carteiro", o jogo propõe uma reflexão profunda sobre a importância de nos conectarmos, usando como pretexto um mundo já devastado e sob risco de mais uma extinção em massa.
The Last of Us Part 1
O que podemos falar sobre The Last of Us que já não tenha sido dito exaustivamente? Se você é o único leitor do Voxel que nunca ouviu falar nesse game, ele mostra o que aconteceria caso um fungo causasse uma espécie de "apocalipse zumbi", mas o foco reside principalmente no relacionamento que nasce entre o carrancudo Joel e Ellie, uma garota que pode ser a cura para toda a humanidade.
Splatoon 3
Quem olha o universo super colorido de Splatoon pode até não imaginar isso, mas as crianças-lula da Nintendo vivem eu um universo onde a humanidade inteira colapsou! Ao que tudo indica, o aquecimento global nos varreu do mapa e agora o planeta é tomado por oceanos e pela vida marinha evoluída. Mas ao invés de pintar um apocalipse triste, o mundo de Splatoon vibra com cores e festas constantes, em um grato sopro de ar fresco. "Stay fresh!"
Série Fallout
Era difícil escolher apena um jogo da franquia Fallout para aparecer por aqui, então trapaceamos um pouquinho e botamos a série inteira de uma vez! Mas se você realmente quiser um título só, que tal experimentar o maravilhoso New Vegas dirigido pelo talentoso Josh Sawyer? Independente do caminho escolhido, essa franquia é provavelmente a mais icônica de todos os videogames sobre o tema, um RPG simplesmente lendário e digno de premiação de jogo do ano, ditando tendências com os seus ricos sistemas e narrativa.
Horizon Forbidden West
Se é para o mundo acabar, que seja com bastante estilo e, de preferência, da mesma forma que acontece na franquia Horizon, onde robôs em forma de dinossauros se tornam a força dominante do planeta. A premissa já é instigante e divertida por si só, mas o jogo da Guerrilla Games ainda conta uma baita história de ficção científica para fundamentar o seu lore. Não é como se a gente precisasse de mais do que lutas contra dinossauros para curtir esse pós-apocalipse, mas a trama certamente ajuda ainda mais a tornar o mundo ainda mais interessante!
Nier Automata
Entrar em detalhes sobre os elementos pós apocalípticos de Nier Automata poderia acabar entregando muitos elementos narrativos e spoilers que você certamente deveria descobrir por conta própria jogando a fim de curti-los ao máximo. Ainda assim, com poucas horas de campanha você já vai ver os androides caminhando por cidades abandonadas e sem vestígios da humanidade. Descobrir o que exatamente aconteceu é abrir as portas para uma das melhores histórias contadas na história recente dos videogames!
The Legend of Zelda: Wind Waker
Tal qual Splatoon, novamente a Nintendo escondeu um pós-apocalipse bem triste por trás de gráficos super coloridos e cartunescos. Se você ainda não jogou Wind Waker, também é melhor explorar essa jornada às cegas, mas há um motivo muito triste e bonito para que o seu mundo inteiro esteja tomado por águas, e essa revelação é certamente um dos grandes momentos da história da franquia!
Stray
Um dos jogos de maior destaque de 2022 e concorrente ao grande prêmio de Game of the Year no TGA, Stray ganhou muita notoriedade por ser o "jogo do gatinho", mas quem o experimentou sabe que o seu conteúdo vai muito além disso! De forma improvável, ao pouco se desenrola uma tocante trama de ficção científica na qual o bichano precisa interagir com vários robôs e, com isso, descobre também que estamos em um futuro pós-apocalíptico onde a humanidade já não existe mais, deixando como legado apenas seus sucessores robóticos.
Pikmin 3
Por fim, uma menção honrosa bem no estilo de Splatoon. Afinal, novamente a Nintendo esconde profundos horrores por baixo de toda a sua fofura e direção de arte sublime. Conforme o astronauta Olimar e seus amigos exploram o nosso planeta, aos poucos vai ficando mais claro que os objetos que eles encontram são obra de uma civilização que já não está mais entre nós... ou será que não?! Ainda é discutível se um apocalipse aconteceu de fato ou não no universo de Pikmin, mas se considerarmos as estranhas criaturas que encontramos por lá, parece que sim...
E essas foram as nossas recomendações de 10 apocalipses dos videogames que vale muito a pena conhecer! É claro que há muito mais jogos incríveis além desses e, se você acha que esquecemos de algum que você adora, por favor, compartilhe com a gente nas redes sociais do Voxel!