A Comissão de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido realizou seis reuniões com empresas que se consideram rivais da Xbox para discutir o impacto da compra da Activision Blizzard pela Microsoft na indústria de jogos. E pelo visto, a Sony não está sozinha nessa, com metade delas acreditando que a aquisição terá um impacto negativo.
Conforme reportado peloo site Games Industry, uma das companhias argumenta que a franquia Call of Duty é um forte motivador de vendas de consoles e que os jogadores são sensíveis a diferenças de qualidade em outras plataformas. Além disso, há preocupações de que a Microsoft possa criar conteúdos exclusivos baseado na famosa franquia de tiro e que isso possa resultar em um maior domínio da empresa no mercado de jogos por assinatura com o Game Pass.
As concorrentes do Xbox também observaram que o streaming de jogos é um mercado em crescimento, mas que ainda precisa superar alguns desafios técnicos antes de se tornar um produto de grande porte. No entanto, eles acreditam que os conteúdos AAA (títulos com altíssimo orçamento e produção) será um fator importante para o futuro dos jogos em nuvem e que a compra pode colocar a Microsoft em uma posição de dominância.
Embora a Sony tenha sido a voz mais alta na oposição à aquisição, as preocupações das outras empresas envolvidas giram em torno de que a compra possa ter implicações significativas para todo o setor de games. A CMA está investigando o acordo e ainda não tomou uma decisão final.
- Sony acusa Microsoft de 'assédio óbvio' em processo com a Activision
- Microsoft e Activision: analistas dizem que compra será finalizada em maio
- China é motivo para Xbox comprar Activision, diz Bobby Kotick
Vale lembrar que a Microsoft anunciou em janeiro do ano passado que havia chegado a um acordo para comprar a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões, um dos maiores negócios já realizados na indústria. Se a aquisição for aprovada, o Xbox se tornará dono de algumas das franquias mais populares do mundo, incluindo Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush.
E aí, o que vocês estão achando de toda essa polêmica envolvendo a compra da Activision? Contem para nós nas redes sociais do Voxel!
Fontes
Categorias