Desde o lançamento do PlayStation 5 em 2020, a Sony tem enfrentado problemas logísticos em razão da pandemia e que dificultaram que os consumidores tivessem acesso ao console em alguns dos principais varejistas no Brasil. No entanto, agora a situação já é bastante diferente e a marca garante que o PlayStation 5 está mais disponível do que nunca para a temporada de lançamentos de 2023.
O Voxel teve a oportunidade de conversar com Rafael Stival, Chefe de Marketing da PlayStation para a América Latina, para entender um pouco melhor sobre esta nova fase da marca no país, além do seu compromisso com a disponibilidade do console, localização de mais jogos em português do Brasil e próximos lançamentos, como o PlayStation VR2, DualSense Edge e Marvel's Spider-man 2.
Brasil no radar
Para começar, a marca ressaltou o quanto que o Brasil é importante na esfera global, justificando que o lançamento simultâneo dos seus principais produtos, localização de jogos first-party e outras atividades, como a recente ativação no Parque Villa Lobos, em São Paulo, sinalizam isso.
Segundo a PlayStation, a marca "nunca esteve tão forte quanto agora" e está super contente pelo que já foi entregue, desde o lançamento do PlayStation 5 há dois anos, e principalmente pelas oportunidades que vêm agora a partir de 2023.
Por exemplo, Marvel's Spider-Man 2 é um dos grandes lançamentos que, embora ainda não tenha uma data de lançamento definida, segue previsto para 2023. O controle DualSense Edge, que traz uma experiência completamente personalizável, também promete agitar o calendário, assim como o PlayStation VR2 já em fevereiro — e que tivemos a oportunidade de experimentar.
A empresa ressaltou a sua biblioteca de jogos exclusivos que está crescendo cada vez mais nos computadores, incluindo lançamentos como The Last of Us Part I e Returnal em breve. “É um bom 'mix' entre o que já lançamos e o que está por vir que vai fazer com que estejamos mais próximos da nossa comunidade e consumidores”, disse Rafael.
Além de reforçar a distribuição do PS5 nos principais varejistas no Brasil, a PlayStation assegurou que o PS VR2 também seguirá essa tendência e não deve enfrentar problemas de estoque no país.
“Vamos lançar o PS VR2 na mesma janela dos outros países, então isso já é um fator super importante. A nossa expectativa é essa, primeiro foi intensificar e reforçar que o PlayStation 5 está disponível em todos os principais varejistas e nosso objetivo com o PS VR2 também é esse, manter o planejado e trazer essa experiência imersiva e inovadora para todos os consumidores”, acrescentou.
Sem previsão de corte de preço
Durante nossa conversa, reforçamos como os videogames têm se tornado um hobby cada vez mais caro para o brasileiro médio. Não foi apenas a falta de estoque que dificultou o acesso ao console de nova geração no auge da pandemia, mas também o seu preço.
Com isso em mente, perguntamos se a empresa tinha alguma previsão de corte de preço a médio ou longo prazo para que mais pessoas pudessem garantir um console. A Sony preferiu não dar informações sobre potenciais cortes de preço do PlayStation 5, mas afirmou que a está atendendo à demanda pelo console.
Na contramão da notícia de que o PlayStation 5 chegou à marca de 32 milhões de consoles vendidos globalmente, a empresa também preferiu não abrir os números em território brasileiro. Ainda assim, ela reforçou que o país é muito relevante na esfera global.
Compromisso com jogos localizados
Recentemente, uma apuração do Voxel apontou que a Microsoft pode deixar de localizar seus jogos com dublagem e legendas no Brasil — que tem sido uma demanda cada vez maior da comunidade de jogadores, independente da plataforma.
Por sua vez, a Sony entende a importância disso e reafirmou seu compromisso com o lançamento de jogos totalmente localizados, além de acreditar que deve ser um exemplo para que seus parceiros de publicação sigam a mesma direção.
“Não podemos falar em nome das outras empresas, mas a PlayStation precisa ser o exemplo para todos os parceiros. O fato de trazermos todos os nossos jogos localizados reforça ainda mais esse compromisso e isso é super relevante. Podemos dizer que nosso relacionamento com os outros estúdios é super positivo e importante para nós", disse o Head de Marketing Latam ao Voxel.
"O ecossistema da PlayStation não é só especificamente com exclusivos, a gente também olha muito atentamente aos nossos publishers [para o lançamento de mais jogos localizados]”, complementou.
Alguma pista do que está por vir?
Recentemente, a PlayStation lançou uma campanha global para reforçar o quanto que o seu console de nova geração está disponível no varejo. A peça publicitária, chamada Ao Vivo do PS5, trouxe um programa de reportagem fictício com matérias no mundo de diferentes franquias da marca, incluindo Marvel's Spider-Man, God of War: Ragnarok, entre outras.
No entanto, conforme noticiamos aqui no Voxel, o comercial levantou suspeitas de que a PlayStation talvez tivesse colocado pistas de um jogo que ainda não foi anunciado oficialmente — e que foi especulado como um possível novo Uncharted nas redes sociais.
O Voxel aproveitou a oportunidade para perguntar se realmente havia dicas de algo que ainda não foi anunciado no comercial, mas a Sony preferiu não comentar.
"Eu não posso falar sobre pistas, mas a campanha foi super importante para celebrarmos com a comunidade em duas frentes: o que foi feito até agora, por isso colocamos nossas IPs para demonstrar o que o PlayStation oferece, e esse novo momento que é você conseguir encontrar PS5 nos principais varejistas e que as atividades vão se intensificar", explicou Rafael.
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