Dragon Quest é uma das franquias mais clássicas dos videogames, inspirando dezenas de sequências, spin-offs e concorrentes derivados de suas ideias desde o lançamento da primeira aventura em 1986.
Curiosamente, demorou quase 40 anos para alguém notar uma curiosidade inusitada e engraçada: o quanto o hino nacional do Brasil encaixa bem com a música tema composta pelo Koichi Sugiyama para o jogo.
Quem notou isso foi o perfil gringo Neco-Tan no Twitter, brincando ao dizer algo como "ninguém pode me convencer de que o hino nacional do Brasil não é o tema de Dragon Quest":
YOU CAN'T TELL ME BRAZIL'S NATIONAL ANTHEM ISN'T JUST THE DRAGON QUEST THEME pic.twitter.com/SWmwtdAFcm
— Neco-Tan |VTuber Abroad| (@TannerOfDaNorth) August 16, 2020
É genuinamente incrível ver como o nosso hino, que tem a letra de Joaquim Osório Duque-Estrada e a música de Francisco Manuel da Silva, encaixa bem com a abertura de Dragon Quest XI!
Obviamente não temos como falar em plágio e nem nada parecido, só algumas harmonias, tom e ritmo ocasionalmente remetem entre si. Lembrando que o nosso hino foi composto em 1831, adotado em 1890 no Brasil República, e oficializado em 1922, muito antes dos videogames sonharem em se tornar uma realidade.
De todo modo, eu pelo menos não consigo mais ouvir o "Overture" de Dragon Quest (como a mais recente versão que você confere no vídeo acima), sem lembrar do nosso hino. E você, o que achou? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Fontes