Jim Ryan, o CEO da Sony Interactive Entertainment, teria se encontrado com Margrethe Vestager para falar sobre a potencial venda da Activision Blizzard King (ABK) para a Microsoft. Segundo a agência Reuters, fontes afirmam que a reunião com Vestager, que lidera a comissão antitruste europeia, teria acontecido nesta quarta-feira (25).
Não foram especificados maiores detalhes sobre o que exatamente teria sido conversado entre a política europeia e o chefe do PlayStation. Porém, levando em conta o posicionamento da empresa em relação à situação, não é difícil imaginar que Ryan tenha usado a oportunidade para tentar convencer os reguladores europeus a impedirem a transação.
A reunião ocorreu em tempo oportuno, já que o órgão vem se preparando para relatar à Microsoft suas preocupações em relação ao impacto da compra da Activision Blizzard King no mercado. Espera-se que o relatório seja enviado à MS nos próximos dias.
Sony's gaming chief met EU's Vestager on Microsoft's Activision deal -source https://t.co/t9LPvQf4No pic.twitter.com/M4IqSzrjB2
— Reuters (@Reuters) January 26, 2023
Esta não teria sido a primeira tentativa de influenciar na decisão da Comissão Europeia. Recentemente, fontes afirmaram ao Bloomberg que o Federal Trade Commission (FTC) correu para agilizar seu processo judicial contra a Microsoft para impedir a compra da ABK, levando a fabricante do Xbox para os tribunais nos EUA antes que acordos fossem firmados com os políticos europeus.
Em resposta às tentativas da Sony de barrar a compra da ABK, recentemente a Microsoft intimou a fabricante do PlayStation a divulgar detalhes comerciais confidenciais sobre seus planos para o futuro próximo, incluindo potenciais jogos exclusivos ainda não anunciados.
Caso seja aprovada, a venda da ABK para a Microsoft será a maior transação da história da indústria de games, com a criadora de jogos como Call of Duty, World of Warcraft e Candy Crush sendo comprada por quase US$ 69 bilhões.
Fontes
Categorias