Quem mexe com computadores acaba sempre tendo uma preocupação com a temperatura da máquina, mas algumas pessoas gostam de viver perigosamente e testar os seus limites. Esse é o caso de Baka, uma criadora de conteúdo que aproveitou o frio de - 53ºC que fazia na cidade de Mohe, na China, para testar o seu PC.
A máquina top de linha consistia de uma CPU Intel Core i9-13900K e uma placa de vídeo ASUS GeForce RTX 4090 ROG STRIX, então você provavelmente já sabe que ela estava arriscando um investimento de mais de uma dezena de milhares de reais nessa brincadeira! Para nos tranquilizar um pouco, de cara o seu vídeo de teste já abre com o comunicado de que "nenhum hardware foi prejudicado durante a gravação".
Para um pouco de contexto, um Core i9-13900K pode alcançar entre 90 e 100ºC muito exigido e com bons coolers. Só que os refrigeradores não aguentaram a temperatura tão baixa a ponto de congelar líquidos, o que obrigou a substituição do cooler AIO pelo dissipador passivo de calor Noctua NH-P1.
Com isso, a CPU passou a funcionar entre 10-15ºC, e a GPU em absurdos -40ºC, com picos de 30ºC. Com tanta margem para esquentar, o computador estava operando em overclocking a 6.18hz sem maiores problemas! Se estiver interessado, você pode ver o teste completo no vídeo postado na rede Bilibili.
Fontes