A desenvolvedora Fntastic anunciou ontem (25) o adiamento de The Day Before para 10 de novembro de 2023. Anteriormente, o game estava agendado para ser lançado em 1º de março.
O título também foi removido da Steam nesta semana por causa de problemas com copyright, o que justamente motivou o atraso. Na verdade, a empresa descobriu somente agora que o nome “The Day Before” já estava registrado e não poderia ser utilizado.
“Como vocês sabem, nosso jogo foi anunciado em janeiro de 2021. Naquela época, a marca ‘The Day Before’ estava disponível. Depois do anúncio do game, um indivíduo pediu o requerimento antes de nós para registrar a marca nos Estados Unidos”, explicou a Fntastic nas redes sociais.
— Fntastic (@FntasticHQ) January 25, 2023
Para quem não entendeu, o que ocorreu foi o seguinte: a desenvolvedora anunciou o jogo sem registrar a marca, que acabou sendo registrada por outra pessoa que percebeu que o nome estava disponível.
A Fntastic se defendeu da atitude praticamente amadora dizendo que não sabia da reivindicação dos direitos autorais até 19 de janeiro, quando a empresa recebeu uma reclamação do “dono” da marca.
No comunicado, o empreendimento sustenta que está solucionando o problema e que até planejava publicar um vídeo longo de gameplay no final deste mês, mas que prefere resolver a questão jurídica antes.
“Nós entendemos que o adiamento pode desapontar muitos dos nossos fãs, mas é preciso garantir que nós vamos lançar o melhor jogo possível. Nosso foco permanece 100% no jogo e como entregá-lo da melhor forma possível”, salientou a desenvolvedora.
Com a questão, fica a dúvida se The Day Before será realmente lançado ou não, já que a disputa pode não se resolver. Por enquanto, a promessa é que o MMO de ação pós-apocalíptico chegará para PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC.
Fontes