Na noite desta terça-feira (17), durante um evento que rolou nos Estados Unidos, Phil Spencer deu os parabéns aos desenvolvedores que continuam lançando jogos com "suas visões" mesmo na era da cultura do cancelamento.
A declaração do chefão do Xbox veio justamente em um momento em que discussões sobre boicotes e ética nos jogos estão extremamente em alta, com títulos como Hogwarts Legacy e High on Life sendo alguns dos lançamentos mais polêmicos atualmente.
"Como criadores de mundos, nossa responsabilidade é inspirar e trazer alegria," disse Spencer em seu discurso durante a 12ª edição do evento Annual New York Game Awards. O executivo falou sobre como video games impactaram sua juventude e como nos dias atuais é difícil alcançar resultados similares, dizendo que hoje "parece que buscar alegria é um ato de desafio."
O chefe do Xbox disse ainda que desenvolvedores de jogos em todo o mundo são "uma parte na criação deste efeito de eco de alegria," incluindo os "criadores que corajosa e intencionalmente lançam suas visões no mundo, especialmente na atual cultura da crítica e do cancelamento." Spencer prosseguiu adicionando também os jogadores e os líderes de negócios à lista dos que são "chamados para ter a coragem de proteger e nutrir esta alegria coletiva."
A fala do CEO da divisão de games da Microsoft parece ir no sentido contrário a declarações anteriores da empresa sobre tornar o Xbox um ambiente de inclusão e diversidade. Além disso, uma boa parcela dos jogadores e membros da indústria, que clamam por maior responsabilidade política e ética nas produtoras e distribuidoras de games, parece não ter aprovado o discurso.
Trechos da fala de Phil Spencer vêm sendo interpretados como comentários do executivo à resposta da comunidade a certos projetos, como o já citado High on Life, que chegou sendo destaque nas plataformas Xbox recentemente. O jogo foi criado por Justin Roiland, que além de também ter criado o desenho de sucesso Rick and Morty também tem em seu currículo duas acusações de violência doméstica em 2020. Além disso, o estúdio responsável pelo jogo foi palco de um processo de assédio sexual em 2019.
Outro game que parece ter inspirado a fala de Spencer foi Hogwarts Legacy, título que vem sendo boicotado por parte dos jogadores em resposta à conduta de J.K. Rowling, a criadora da franquia Harry Potter. A autora é tida como uma verdadeira inimiga da comunidade trans e, mesmo não estando envolvida diretamente na produção, vai receber pagamentos por direitos autorais com o lançamento do jogo.
Fontes