Às vezes me pergunto se Phil Spencer e companhia já se arrependeram de anunciar a intenção de comprar a Activision Blizzard King (ABK). Afinal, desde a revelação de que as empresas planejavam a transação ao custo de US$ 69 bilhões, o plano parece estar cada vez longe de ser finalizado.
Além de ter a Sony como principal opositora à transação, a MS viu o Federal Trade Commission (FTC) negar a transação nos EUA, entrando com um processo contra a gigante da tecnologia nos tribunais norte-americanos. E agora as coisas parecem estar complicando também na União Europeia: se antes o processo andava a passos lentos, agora parece que os europeus estão se preparando para enviar um documento comunicando sua preocupação a respeito do surgimento de um potencial monopólio.
Segundo informações divulgadas pela agência Reuters, a Comissão Europeia estaria em vias de enviar ao Xbox um documento de cunho antitruste, o que indica que o órgão parece realmente preocupado com uma potencial ameaça à livre concorrência no mercado de games.
Microsoft is likely to receive an EU antitrust warning about its $69 billion bid for ‘Call of Duty’ maker Activision Blizzard, people familiar with the matter said, raising the risk of a fresh challenge to the deal https://t.co/bPSqMI6VkS pic.twitter.com/ZwlMzxa9uw
— Reuters (@Reuters) January 17, 2023
Segundo o Video Games Chronicle, conversas nos bastidores levavam a crer que a Microsoft estaria disposta a oferecer diversas concessões aos reguladores na União Europeia para pular esta etapa do processo, mas a ideia parece não estar saindo como o planejado. Aparentemente, a Comissão Europeia não está disposta a aceitar concessões sem antes expressar formalmente suas preocupações sobre a potencial aquisição da ABK.
Em nota, a Microsoft afirmou estar "continuando a trabalhar com a Comissão Europeia para sanar quaisquer preocupações sobre o mercado," dizendo ainda que seu objetivo é "trazer mais jogos para as pessoas e esta transação vai promover ainda mais este objetivo." O prazo final para a resposta do órgão antitruste europeu sobre a aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft está marcado para abril deste ano.
Fontes
Categorias