Os brasileiros gastaram a bagatela de US$ 640 milhões (aproximadamente R$ 3,2 bilhões na cotação atual) com jogos mobile em 2022. O mercado local cresceu US$ 70 milhões (R$ 360 milhões) na comparação com o ano anterior, deixando o país na contramão do mundo.
No cenário global, foi gasta uma quantia de US$ 109,5 bilhões (R$ 564 bilhões) com games para dispositivos móveis em 2022, valor 5% menor que a receita de 2021. O país que liderou o consumo nos jogos foi a China, que registrou um gasto de US$ 42,3 bilhões (R$ 217 bilhões) com joguinhos de celular.
Os dados constam na pesquisa State of Mobile 2023, divulgada hoje (12) pela Data.Ai, empresa de consultoria.
O levantamento também mostra que o Brasil registrou um número de 4,6 bilhões de downloads de games mobile, um aumento de 16 milhões de downloads na comparação com 2021.
A nível global, o número de títulos baixados também subiu, chegando a um valor recorde de quase 90 milhões de downloads.
Jogos e gêneros
Os games mobile de tiro são os que os brasileiros mais gastam dinheiro. Contando com a compra de itens cosméticos, armas, loots e outras melhorias, os gamers gastaram mais de US$ 95 milhões (R$ 490 milhões) em títulos como Free Fire, Call of Duty e PUBG.
Confira, a seguir, os estilos seguintes de jogos mobile que os brasileiros mais gastaram grana no ano passado:
- 2º - Estratégia (Clash of Clans, State of Survival, Clash Royale e outros);
US$ 89 milhões (R$ 458 milhões).
- 3º - RPG (Pokémon GO, MIR4, Empires & Puzzles e outros);
US$ 88,5 milhões (R$ 455 milhões).
- 4º - Simulação (Minecraft, Roblox, The SIMS e outros);
US$ 88,3 milhões (R$ 454 milhões).
- 5º - Party (Coin Master, Pet Master e outros);
US$ 79,6 milhões (R$ 410 milhões).
Fontes