Nesta terça-feira, 03, durante a CES 2023, a Intel anunciou uma nova leva de processadores da geração Raptor Lake para aumentar o portfólio da linha em 2023 nos desktops. Além disso, a companhia também revelou os primeiros modelos voltados para plataformas móveis, contando com um total de até 24 núcleos.
As novas CPUs mantém a arquitetura híbrida introduzida na geração passada, com E e P-Cores. As principais diferenças ficam no bloqueio de overclock, exclusivo para as linhas K, e a possível ausência de gráficos integrados Intel Iris Xe.
Para os computadores de mesa, os anúncios são, na verdade, uma atualização dos lançamentos realizados no fim de 2022. 16 novos modelos foram lançados, trazendo a tão aguardada linha F, sigla que indica quais modelos não tem placas de vídeo integradas aos chips.
As novidades principais ficam com o Core i9-13900, de 24 núcleos; o i7-13700, de 16 núcleos; e as linhas mais intermediárias e de entrada, como os i5-13500 e i5-13400F, e o Core i3-10100F, ideal para PCs gamer e máquinas de trabalho menos exigentes.
Outra mudança importante diz respeito ao aquecimento e consumo. Por serem modelos com maior ênfase em eficiência, os produtos têm um TDP reduzido, que varia em base de 35W a 65W, e chegando até 219W de consumo quando em alta carga de estresse.
Os novos processadores de mesa da 13ª geração Intel continuam com a compatibilidade do soquete LGA 1700. A companhia também revelou a chegada de novos chipsets de placas-mãe: a H770 e a B760, voltadas ao segmento intermediário.
Novos processadores para notebooks
No entanto, o maior destaque ficou com o anúncio oficial dos processadores Raptor Lake para dispositivos portáteis. Ao todo, quatro linhas foram reveladas pela empresa, cada uma voltada para um tipo de projeto diferente.
- HX: A linha HX é a mais potente de todas, destinada a notebooks parrudos e ao público entusiasta que almeja as melhores máquinas para jogar e trabalhar;
- H: Também voltado para quem busca alta performance, esses modelos já estão um degrau abaixo, porém, equipam máquinas potentes e finas de alto desempenho;
- P: Uma das mais interessantes, os processadores com final P foram desenvolvidos para equipar notebooks finos e leves, mas que consigam dar conta de tarefas mais complexas;
- U: São os processadores de baixa tensão, sendo a linha mais básica disponível e voltada para os modelos mais simples do mercado.
Como já era esperado, o Intel Core i9-13980HX é o processador mais rápido da Intel para notebooks. A CPU possui 24 núcleos híbridos e frequências massivas na casa dos 5,6 Ghz. O suporte com memórias DDR5 vai até o 5600 MHz, enquanto o consumo parte de 55W e pode chegar a até 157W. Dessa forma, somente os projetos mais topo de linha vão receber esse chip.
Em termos de performance, a Intel divulgou que a CPU tem ganhos de 11% em single-thread e até 49% de multi-thread quando comparado com a antiga geração. Já contra a concorrência, esse processador deve ser 50% mais poderoso que o AMD Ryzen 9 6900HX.
Dentre outros destaques, o Core i9-13900HK chega para ser o topo de linha da série H, possuindo 14 núcleos e 20 threads a 5,4 Ghz. Essa deve ser a opção mais indicada para os gamers, enquanto a anterior já tem destino carimbado em aplicações profissionais.
Por fim, a Intel também olhou para antiga geração Alder Lake ao anunciar a linha N. Esses modelos chegam para substituir os descontinuados processadores Celeron e Pentium. O carro-chefe dessa família é o Core i3 N, que soma até 8 núcleos e 8 threads.
Categorias