Nos últimos dias, os jogadores do Nintendo Switch, bem como outros consoles da Big N como o 3DS e Wii U, ligaram o sinal de alerta depois que uma grave falha de segurança nos jogos dos consoles foi exposta através das redes sociais.
Uma vulnerabilidade no sistema de segurança que abre brecha para o ataque de hackers, foi um dos assuntos mais comentados pelos jogadores nos fóruns da Nintendo. Conhecida como "ENLBufferPwn", essa falha permite que terceiros acessem o console dos jogadores e, para que isso seja possível, basta apenas que a vítima e o invasor estejam na mesma sessão online de algum jogo.
- Protótipo do Nintendo DS pedia até o tipo sanguíneo do jogador
- Nintendo Switch Pro era real, mas foi cancelado [RUMOR]
- Filme de Super Mario ganha trailer estilo Nintendo 64; veja
Através da rede social Twitter, um conhecido desenvolvedor de homebrews do Nintendo 3DS classifica que a "ENLBufferPwn" como 9.8 numa escala de periculosidade que vai até 10. Ele alerta que essa brecha de segurança pode permitir que um hacker consiga o controle total do aparelho e obtenha informações confidenciais ou faça até gravações de vídeo e áudio.
Here is ENLBufferPwn (CVE ID pending), a severe vulnerability in many first party 3DS, Wii U and Switch games. It allows remote code execution in a victim console by just having an online game session with an attacker.
— PabloMK7 (@Pablomf6) December 24, 2022
Vulnerability report: https://t.co/QbvXKQLeDf
??(1/7) pic.twitter.com/4qewU5YQ9x
A Nintendo ainda não se pronunciou sobre o caso
Até o fechamento desta matéria, a Nintendo ainda não se manifestou sobre a grave falha de segurança nomeada como "ENLBufferPwn" - pelo menos não através de seus canais oficiais de comunicação. Por tanto, tenha cuidado e fique de olho aqui no site do Voxel e também em nossas redes sociais para mais informações sobre o caso e também outras novidades da Nintendo!
Fontes