O RPG é um gênero com uma base cativa de fãs, independentemente da plataforma. Uma prova disso são os diversos títulos lançados em cada uma delas, inclusive no Switch.
Se você é fã desse tipo de jogo que exige bastante dedicação em batalhas e exploração para cumprir tudo que ele pode oferecer, veja a seguir quais são os 11 melhores RPGs para o console da Nintendo.
1 - Bravely Defautl II
Bravely Default II continua os eventos vistos no título lançado originalmente no Nintendo 3DS.
Neste game da Square Enix, temos a possibilidade de explorar um mundo repleto de desafios. O destaque vai para o sistema de classes e batalhas, que em muito se inspiram no que foi visto em entradas da série Final Fantasy.
2 - Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition
O episódio mais recente da série Dragon Quest chegou ao Swtich trazendo um pacote completo, incluindo o jogo principal e até mesmo a possibilidade de se aventurar em um modo totalmente em 2D.
Dragon Quest XI se apoia em diversos elementos que fizeram dessa franquia um sucesso. Tais quais personagens definidos para o grupo e até mesmo novidades, como a possibilidade de escolher quais tipos de build cada combatente terá – mais ou menos como vimos em Dragon Quest VIII.
3 - Collection of Mana
Para os fãs dos RPGs mais antigos, Collection of Mana é um game que certamente tem tudo para agradar.
Trazendo em seu pacote Final Fantasy Adventure, Secret of Mana e Secret of Mana 2 (originalmente Seiken Densetsu 3), ele permite enxergar da maneira original como essa franquia começou e deu base para os demais games, todos focados em batalhas no formato ação e exploração de calabouços variados.
- Veja também: 8 jogos de RPG que marcaram época
4 - Octopath Traveler
Título nascido originalmente no Switch, Octopath Traveler é um daqueles games de beleza ímpar e bastante conteúdo para explorar.
Aqui temos a possibilidade de escolher um dos oito protagonistas diferentes, com quatro capítulos de história cada. A saga de cada um deles envolve várias batalhas por turnos, e evidentemente para curtir todo conteúdo é preciso voltar do início para descobrir como a trama se desenrola de maneira individual para os heróis.
5 - Fire Emblem: Three Houses
Fire Emblem: Three Houses marcou a entrada da clássica franquia de RPG da Nintendo no Switch, trazendo uma trama um pouco diferente do que havia sido apresentado anteriormente.
Aqui temos a oportunidade de escolher uma das três casas existentes (Golden Deer, Blue Lions e Black Eagles) e treinar os alunos que estão em cada uma delas para viverem batalhas reais.
Além dos combates, um dos pontos fortes do jogo é a maneira como os personagens se relacionam entre si, além da possibilidade de acompanhar a narrativa se desenvolvendo para cada um deles.
6 - Xenoblade Chronicles 3
A franquia Xenoblade Chronicles deu seus primeiros passos no Wii com um game que certamente ainda está na mente de muitas pessoas, e esse universo só se expandiu e ficou melhor com Xenoblade Chronicles 3.
Neste título para Switch, temos a oportunidade de explorar um mundo vasto e bem diversificado não apenas nos ambientes, mas também no estilo dos monstros que estão no caminho. Aliás, o sistema de batalha ainda segue o formato que é visto nessa franquia, com ataques básicos desferidos automaticamente e várias skills para usar.
7 - Monster Hunter Rise
A franquia Monster Hunter sempre fez sucesso nos consoles da Nintendo, e com Monster Hunter Rise a Capcom mostrou que sim, o Switch é capaz de oferecer jogos gigantescos, belos e com bastante conteúdo para explorar.
Esse episódio aprofunda ainda mais a possibilidade de caçar monstros variados pelos ambientes do jogo, o que certamente foi capaz de satisfazer aos fãs da série e de um bom RPG.
8 - Paper Mario: Origami King
Os jogos de RPG protagonizados por Mario sempre fizeram sucesso desde Super Mario RPG, para Super Nintendo. Com o Nintendo 64, a Nintendo decidiu arriscar algo diferente com o lançamento de Paper Mario, chegando até o Switch com Paper Mario: Origami King.
Um dos diferenciais desse capítulo é a habilidade que o bigodudo e outros personagens possuem de se dobrar e desdobrar, permitindo explorar os ambientes de formas variadas e até mesmo por trazer mecânicas diferentes para os combates.
9 - Pokémon Legends: Arceus
Que a franquia Pokémon é um sucesso, disso ninguém dúvida. Porém, Pokémon Legends: Arceus conseguiu evoluir para um caminho diferente, mas sem se distanciar tanto das origens da franquia.
O principal diferencial deste game é que o jogador tem mais liberdade para explorar o cenário em busca de criaturas para compor o seu time – e quando falamos liberdade, isso significa capturar criaturas que estão andando livremente pelo mapa, criando até mesmo abordagens diferentes para conseguir algumas delas.
10 - Grandia HD Remaster
Clássico nascido nos consoles 32 bits, Grandia HD Remaster é mais um daqueles projetos refeitos com capricho e que merecem destaque nessa lista de melhores RPGs do Switch.
Neste game, temos a oportunidade de acompanhar a jornada de Justin, herdeiro de uma pedra mágica que o faz partir em jornada ao redor do mundo em busca de uma civilização perdida.
- Veja também: 15 melhores jogos de RPG de Super Nintendo
Os combates vistos aqui apostam no famoso esquema de turnos, e para os fãs de uma aventura longa o pacote visto aqui consegue oferecer isso e muito mais.
11 - Triangle Strategy
Um dos títulos mais recentes a chegar ao Switch, Triangle Strategy tem uma proposta muito parecida com a vista em Final Fantasy Tactics, além de trazer elementos políticos para uma história que certamente tem de tudo para cativar os que curtem um bom enredo com várias reviravoltas.
E para você, quais são os melhores RPGs lançados para Switch? Compartilhe a sua lista com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.
Fontes
Categorias