Não tem jeito: por mais que você jogue video game, há sempre alguma coisinha que fica acumulada no seu backlog, um jogo incrível que você deixou passar batido, ou uma joia secreta apenas esperando para ser descoberta. Muitas vezes, pelos mais diversos motivos, o próprio marketing e a imprensa acabam não destacando tanto algo ótimo que merecia mais atenção!
Foi pensando nisso que nós montamos essa listinha especial com 10 recomendações de títulos que passaram mais despercebidos do que deveriam ao longo deste ano. Note que eles não precisam ter sido fracassos comerciais nem nada assim, são apenas dicas de obras tão boas que certamente mereciam ainda mais reconhecimento e fama. Ah, os videogames citados não estão em qualquer ordem de qualidade, ok? Confira a nossa seleção completa a seguir!
River City Girls 2 (PC, Nintendo Switch, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)
Se o primeiro jogo já tinha sido bom, o segundo é ainda melhor! Contando com um mapa maior e com mais liberdade de exploração e lotado de extras legais como missões paralelas divertidas, minigames e personagens carismáticos, River City Girls 2 é um dos melhores beat 'em ups da história recente... mas muita gente nem sabia que ele já tinha sido lançado! Por muito tempo a sua janela de lançamento ficou marcada como um vago "em breve", até ele chegar primeiro ao Japão e só depois, sem muito alarde, às Américas. Se você ama o gênero, faça um favor a você mesmo e jogue agora!
NFS Unbound (PC, PlayStation 5, Xbox Series X/S)
Depois de muito tempo lutando para encontrar um tom e identidade que funcionassem bem para a sua clássica e combalida série Need for Speed, a EA finalmente acertou em cheio com o NFS Unbound desenvolvido pela Criterion. Não seria uma pena se o marketing da produtora não tivesse dado atenção alguma ao seu lançamento?! Isso lembra bastante o que aconteceu com o também ótimo Titanfall 2, igualmente excelente e subestimado pela sua própria editora, que o lançou sem alarde entre outros grandes FPS.
Triangle Strategy (PC, Nintendo Switch)
Era de se esperar que um jogo desenvolvido por Tomoya Asano (dos elogiados Bravely Default e Octopath Traveler) chamasse mais atenção, mas esse brilhante aventura de estratégia tática acabou sendo bastante esquecida até mesmo no The Game Awards. Não seria absurdo figurar entre os melhores jogos do ano, mas certamente a sua omissão em narrativa e trilha sonora, em especial, são erros gritantes. É um dos melhores exclusivos de consoles do Nintendo Switch e também incrível no port para PC!
Vampire Survivors (PC, Xbox Series X/S, Xbox One, Android, iOS)
E já que falamos em The Game Awards, a impressão que fica é que, entre os indies, os que mais chamaram atenção do público e crítica foram Stray e Immortality. Sem dúvidas eles são ótimos lançamentos, mas nada de 2022 possui o mesmo potencial viciante de Vampire Survivors! Esse frenético arcade roguelike foi desenvolvido por uma pessoa só, o que torna o feito do Luca Galante ainda mais notável!
Escape Academy (PC, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)
Na vida real, participar de Escape Rooms é uma atividade cada vez mais popular e que acaba gamificando o nosso mundo. Se pensarmos nisso, até que demorou para termos um game de verdade sobre isso! Apesar de não ser tão legal assim quando jogado sozinho, no modo cooperativo o estúdio Coin Crew Games acertou em cheio! Usar a criatividade e raciocínio lógico para progredir com outras pessoas é extremamente gratificante e um dos melhores momentos multiplayer deste ano!
Arcade Paradise (PC, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)
Jogos de gerenciamento sempre possuem um potencial latente de virar febre e cair nas graças da galera, especialmente com uma premissa tão legal como a de Arcade Paradise, onde você precisa tomar conta de um fliperama e fazer os negócios prosperarem. Ainda assim, o jogo acabou passando meio batido e, no fim das contas, fica parecendo até que ele ficou a um streamer certo de cair no gosto da galera e viralizar. Faltou sorte, faltou pegar mais tração na Twitch, e faltou até boca a boca, mas esse projeto da Nosebleed Interactive é extremamente divertido!
Pocky & Rocky Reshrined (Nintendo Switch, PlayStation 4)
A maioria dos nossos leitores provavelmente ainda nem eram nascidos quando a série Kiki Kaikai, ou Pocky & Rocky no ocidente, chegou aos fliperamas e ao Super Nintendo. Isso talvez explique a falta de atenção que o novo Pocky & Rocky Reshrined acabou recebendo, já que naturalmente essa é uma aventura bem nichada para o público retrogamer. Se você gosta de scrolling shooters fofinhos e divertidos, vale muito a pena conhecer!
Citizen Sleeper (PC, Nintendo Switch, Xbox Series X/S, Xbox One)
Em inglês, costumamos chamar os produtos que não fazem sucesso imediato de "sleeper hit", algo que só "acorda" e mostra toda a sua qualidade para as pessoas muito depois. Esse deve ser o caso do ótimo Citizen Sleeper, que só agora começou a aparecer lentamente nas premiações de melhores lançamentos do ano mundo afora! Com um roteiro fora de série e mecânicas inovadoras, não se surpreenda se, no futuro, ele for lembrado entre as maiores conquistas de 2022!
Rollerdrome (PC, PlayStation 5, PS4)
Dos mesmo estúdio responsável pela incrível franquia OlliOlli, Rollerdrome deixa claro que os caras realmente manjam bem de fazer jogos com muita adrenalina, estilo e substância. Como mencionamos no nosso review, essa mistura de esporte e ação é extremamente gratificante, e isso torna mais misteriosa ainda a sua ausência em quase todas as premiações dos videogames. Ele também está disponível para teste na nova PlayStation Plus se você quiser experimentar!
Marvel Midnight Suns (PC, PlayStation 5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One)
Mais uma vítima de uma agenda confusa, Midnight Suns teve o seu marketing bem prejudicado por alguns adiamentos. Além disso, também levou tempo demais para vermos o gameplay real das partidas, o que é bem estranho se considerarmos que a maioria da crítica e público não só gostou como verdadeiramente adorou o gameplay estratégico. Vamos ver se os próximos meses trazem ao título o carinho que ele merecia ter já no lançamento.
E essas foram as nossas recomendações de jogos muito legais de 2022 que podem ter passado batido por você, ou que ao menos foram um pouco subestimados. Você já tinha ouvido falar de todos eles? Esquecemos algum? Comente nas redes sociais do Voxel!
Categorias