O ano de 2022 já está chegando ao fim e, após um período turbulento no passado, a indústria de tecnologia resolveu colocar o pé no acelerador e fazer grandes lançamentos. Com bastante potência e inovação, as novidades definitivamente ainda vão continuar no nosso radar por um bom tempo, principalmente no que diz respeito ao mundo do hardware.
Pensando nisso, o TecMundo listou os lançamentos mais importantes de 2022, englobando placas de vídeos, processadores, monitores, e outros produtos que chegaram para dar um gás extra a esse tão movimentado mercado.
Os lançamentos de hardware mais importantes de 2022
- RTX 4090 e as GPUs Ada Lovelace
- GPUs Radeon 7000
- Novos processadores Ryzen 7000
- Novos processadores Intel Raptor Lake
- Placas de vídeo Intel Arc
- Steam Deck
- Samsung Odyssey Ark
Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos membros da lista do TecMundo de lançamentos importantes de hardware em 2022, incluindo detalhes técnicos e o impacto dos produtos no mercado.
RTX 4090 e as GPUs Ada Lovelace
Em setembro, a NVIDIA revelou a sua nova geração de placas de vídeo, de codinome Ada Lovelace. Em geral, a nova geração apresentou saltos muito significativos em performance, e melhorou a arquitetura, além de incrementar as estruturas responsáveis pelo Ray Tracing, Núcleos Tensores, Inteligência Artificial, machine learning, e dos Optical Flow Accelerators, responsável pela criação do DLSS 3.0.
O grande destaque da empresa ficou com a RTX 4090, uma GPU com tamanho gigantesco e performance igualmente colossal. O modelo tem desempenho de 3 a 4x superior ao da antiga RTX 3090, rodando todos os games da atualidade em 4k, com configurações máximas, e Ray Tracing acima dos 60 quadros por segundo.
GPUs Radeon 7000
Além da NVIDIA, a AMD precisou se movimentar para acompanhar o mercado de placas de vídeo e anunciou as Radeon 7000, de codinome Raphael. As GPUs chegaram as lojas nos últimos dias e acompanham a micro-arquitetura baseada em RDNA 3. Os chips são fabricados pela TSMC, com uma litografia de 5nm, e um sistema avançado com novo chiplet; além de trazer a nova geração do Infinity Cache, e contagem de unidades computacionais totalmente refeita.
Os modelos anunciados são das RX 7900 XT e RX 7900 XTX, que foram reveladas para competir principalmente com a RTX 4080, e se destacam pelo tamanho reduzido, menos consumo energético, e preço mais baixo que os recentes lançamentos da concorrente.
Novos processadores Ryzen 7000
Pulando para o mundo dos processadores, a AMD também anunciou toda uma nova geração de CPUs parrudas, utilizando a arquitetura Zen 4. A fabricação tem litografia de 5nm pela TSMC, contando com mais de 6,5 bilhões de transistores, um aumento de 58% quando comparado com a arquitetura anterior; além de um ganho de IPC de 13%. Ademais, o soquete dos processadores também mudou, estreando o padrão AM5.
Ao total, quatro processadores foram lançados ao púbico: Ryzen 9 7950X; Ryzen 9 7900X; Ryzen 7 7700X e o Ryzen 5 7600X. O mais potente, o Ryzen 7950X, conta com frequências-base na casa de 4,5 Ghz e tem boost para até 5,7 Ghz; 16 núcleos e 32 threads; além de ser considerado o segundo processador mais rápido disponível.
Novos processadores Intel Raptor Lake
Para conter os avanços da rival, a Intel também anunciou uma nova linha de CPUs: os Raptor Lake de 13ª geração, que mantém o esquema de arquitetura híbrida introduzida na geração passada, com E e P-Cores, overclock desbloqueado e gráficos integrados. Os novos produtos têm ganhos de 15% em single-thread e até 41% no multi-thread quando comparados aos processadores anteriores.
A Intel lançou seis processadores, incluindo o Core i9-13900K, o chip mais poderoso da atualidade, seja para games ou aplicações profissionais. O componente possui 24 núcleos (8 de performance e 16 de eficiência) e 32 threads, e clock boost que pode chegar a 5,8 Ghz.
Placas de vídeo Intel Arc
Além dos processadores, a Intel finalmente lançou suas primeiras placas de vídeo dedicadas. As chamadas Intel Arc Alchemist são as GPUs de desktops da companhia, que tiveram uma estreia tímida com a Arc A380. A placa, pertencente ao segmento de entrada, não apresentou níveis de custo x benefício consideráveis.
No entanto, o lançamento mais recente e voltado para a categoria intermediária, a Arc A770 é uma boa investida da Intel para bater de frente com a AMD e NVIDIA, competindo principalmente contra a RTX 3060.
Steam Deck
O Steam Deck é a aposta da Valve para entrar no mundo dos consoles portáteis. O pequeno videogame tem o SteamOS como Sistema Operacional, baseado em Linux. O modelo até lembra um Nintendo Switch, e há possibilidade jogar em um monitor externo, utilizando teclado e mouse, e conectando a um dock.
Embora o modelo não esteja disponível oficialmente no Brasil, o Steam Deck é um dos grandes lançamentos de 2022, proporcionando uma forma "diferente" para os usuários de PC se aventurarem em um portátil.
Samsung Odyssey Ark
Por fim, o Samsung Ark é um monitor extravagante da Samsung. O aparelho tem uma tela massiva de 55 polegadas, com curvatura de 1000R, e possibilidade de utilizar o display tanto na horizontal quanto na vertical. Aliás, o painel tem tecnologia Quantum Mini-LED para exibir imagens mais realistas.
As especificações não param por aqui: o Ark ainda possui taxa de atualização de 165Hz, 1ms de tempo de resposta, HDR, contraste de 1.000.000:1, tecnologia AMD FreeSync Premium e resolução 4K.
Esses foram só alguns dos lançamentos mais importantes de 2022. Agora, basta aguardar pelo ano que vem, que promete ser ainda melhor para os amantes de hardware!
Categorias