A atualização de nova geração de The Witcher 3 chegou ontem (13) para PC e Xbox Series e hoje (14) para PlayStation 5. Enquanto nos consoles a experiência dos jogadores tem sido bastante satisfatória, no PC o jogo tem deixado bastante a desejar.
Os relatos de pessoas que estão tendo problemas de desempenho estão sendo compartilhados principalmente no Reddit. Uma thread específica sobre bugs em um subreddit do game já conta com centenas de comentários acerca de problemas do título.
“O jogo está uma bagunça. A versão DX12 (você sabe, aquela com as atualizações gráficas reais) é uma m*** não otimizada. Mesmo com tudo no low, com DLSS Ultra Performance ativado, ele ainda funciona pior do que o jogo original no máximo com algumas configurações aumentadas além do ultra, em resolução nativa. Isso é loucura total”, criticou um dos usuários.
Meu PC rodava The Witcher 3 no alto com sobras em 60fps, na nova versão tem hora que fica em 30 ??????
— peuh sem hexa e surtando (@Peuh1102) December 14, 2022
Whew, the Witcher 3 Next-Gen Update is a mess on PC. Had 60 FPS in the city on Ultra with the HD mod it uses before, but couldn't get 35 FPS in a village on low settings after the update. Console versions look great, though.
— Duckie (Expect Humbug) (@darabidduckie) December 14, 2022
Outro jogador listou os bugs e travamentos quando testou o update de The Witcher 3. De acordo com ele, foram dois travamentos fortes, além de falhas gráficas, oscilações na textura, pop-in e até aparições esquisitas no inventário.
Um dos relatos mais comuns, inclusive, foi em relação a problemas na taxa de quadros. No mesmo subreddit, um usuário apontou que estava jogando com um RTX 3070 e que enquanto estava conseguindo um frame rate de mais de 100 fora de Novigrad, dentro da cidade a taxa caia para apenas 50.
Testes do Voxel
O editor do Voxel, Vinícius Munhoz, testou o update de nova geração de The Witcher 3 no PC e se deparou com vários dos problemas relatados por outros jogadores. Vamos começar pelo desempenho.
Primeiro pontuando que o Vini tem instalada uma RTX 3080 Ti, o PC dele conseguiu 108 fps com tudo no Ultra rodando o game no DX11. Já no DX12, o PC dele alcançou um frame rate entre 38 e 43 fps com o Ray Tracing ligado e as configurações no Ultra+. Mesmo sem o Sem Ray Tracing o resultado continuou ruim, ficando entre 55 e 60 fps no máximo.
Com o DX11 a taxa de quadros ficou até que satisfatória em The Witcher 3 (Imagem: Vinícius Munhoz/Voxel)
Como se não bastasse todo o problema com frame rate, The Witcher 3 com o patch de nova geração ainda crashou no PC do editor do Voxel. Em pelo menos uma oportunidade, o computador simplesmente bugou e reconfigurou o teclado, fazendo com a tecla Espaço abrisse janelas e o Backspace apagasse tudo o que estava escrito em uma caixa de texto.
CD Projekt Red se pronuncia
Depois da multiplicação dos relatos de problemas com o update de The Witcher 3, a CD Projekt Red emitiu um posicionamento.
“Estamos cientes dos problemas que os jogadores de PC têm relatado desde o lançamento da atualização na noite passada. Estamos investigando ativamente todos os relatórios e forneceremos uma atualização sobre problemas específicos o mais rápido possível”, diz uma postagem da marca polonesa no Twitter.
We are aware of the issues PC players have been reporting since last night's release of the update. We are actively investigating all of the reports and will be providing an update on particular issues as soon as possible. Thank you for your patience!
— The Witcher (@witchergame) December 14, 2022
Apesar das explicações, a empresa não deu detalhes sobre quando lançará mais correções. Contudo, ela ainda agradeceu a paciência dos jogadores.
Categorias