O capítulo 4 de Fortnite chegou com novidades gráficas. O battle royale usa a Unreal Engine 5.1 para aumentar a qualidade da aparência do jogo, com foco na iluminação. Os recursos específicos utilizados no capítulo 4 são Nanite, Lumen, Mapa de Sombra Virtual e Temporal Super Resolution (TSR), disponíveis para computador, Xbox Series X e S, e PlayStation 5.
De forma prática, esses recursos impactam diretamente na aparência do jogo, aumentando a qualidade gráfica do battle royale, ficando ainda mais explícito nas iluminações com o Lumen. O desenvolver Daniel Wright, da Epic, fez um post no Twitter mostrando a comparação dos ambientes com o novo recurso de iluminação.
Today Lumen Global Illumination and Reflections ship in Fortnite Chapter 4 on next gen consoles and PC. This is a huge milestone for Lumen, as it's the first time we've shipped it in a real game, with foliage, and running at 60fps. https://t.co/E8pknlbDdD pic.twitter.com/LVVhZQ21Gx
— Daniel Wright (@EpicShaders) December 4, 2022
De acordo com o post feito pela Epic Games, o Lumen fornece "mais qualidade nos reflexos de materiais brilhantes e água". Além disso, os personagens também vão reagir à iluminação do ambiente, seja ele interno ou externo.
A publicação também afirma que será possível fornecer iluminação global em tempo real a 60 fps.
A novidade agradou os jogadores do battle royale, que elogiaram muito o visual da nova temporada nas redes sociais.
A iluminação só fortnite tá simplesmente impecável. pic.twitter.com/cyNAmYMJIl
— Danvers?????? (@guabinetrogue) December 5, 2022
Além do Lumen, o recurso Nanite aumenta a qualidade gráfica das construções, paisagens e cidades. De acordo com a nota divulgada pela Epic, eles "são renderizados a partir de milhões de polígonos em tempo real".
Por fim, o Mapa de Sombras Virtual permite que cada pedra do mapa tenha uma sombra fidedigna à realidade. Com isso, até os chapéus dos personagens vão ser projetados na sombra.
Fontes
Categorias