Erik Wolpaw, diretor da franquia Portal, diz que o terceiro game tem um "ponto de partida incrível", apesar de não estar em desenvolvimento.
Em conversa com o canal do YouTube Did You Know Gaming, o escritor abriu o jogo sobre o seu interesse em produzir Portal 3, dando continuação à franquia lançada em 2007.
"Jay Pinkerton e eu temos uma ideia que achamos incrível para o que aconteceria, de um modo geral", disse Wolpaw. "Não temos um roteiro ou nenhum detalhe elaborado, mas temos uma espécie de ponto de partida que gostamos muito", completa.
Apesar da ideia e interesse na criação partindo dos diretores, a Valve não se manifestou sobre um terceiro título da franquia.
"Ter a ideia e realmente fazer um jogo são coisas muito diferentes", disse Wolpaw. "Não é algo desconhecido, mas também não há um processo formal de apresentação na Valve. É sempre uma espécie de campanha de base, eu acho", afirma o diretor.
A história e mecânica de Portal consiste de uma série de enigmas que devem ser solucionados ao teletransportar o personagem protagonista do jogo e outros objetos simples usando o "Aperture Science Handheld Portal Device" ("ASHPD", também conhecido como "Portal Gun"), um utensílio capaz de criar um portal interespacial entre superfícies planas.
O primeiro título chegou para PC e Xbox em outubro de 2007 e foi considerado revolucionário pela diferente jogabilidade e física específica do game. Em 2011, a continuação do quebra-cabeça chegou ao mercado.