Um dos maiores medos de quem usa dispositivos com tela OLED é a possibilidade de ser vítima do burn-in, aquelas manchas que costumavam aparecer com frequência em monitores, TVs, telefones e tablets anos atrás. Quando a Nintendo anunciou o Switch OLED, muita gente começou a se questionar sobre a possibilidade de o problema ocorrer no console, e foi aí que entrou o YouTuber Bob Wulff.
Em março deste ano, o rapaz mostrou o resultado de deixar seu Switch OLED ligado por 3600 horas ininterruptamente. Na ocasião, a tela começou a mostrar sinais de burn-in, mas não a ponto de atrapalhar a jogatina. Agora, o YouTuber publicou um novo vídeo mostrando como está o seu console agora, depois de ficar mais de um ano com a tela ligada sem parar.
No novo vídeo, disponibilizado no canal Wulff Den, Bob explicou que "teoricamente, qualquer tela OLED está suscetível a burn-in se deixada ligada por um indefinido período de tempo". E foi exatamente isto o que ocorreu com seu console, como você pode ver logo abaixo:
Wulff também explicou o motivo de não o efeito já não ser mais tão perceptível em aparelhos mais recentes. Segundo ele, as "telas OLED ficaram melhores e a obsolescência tecnológica foi ficando mais rápida". Por esse motivo, para o YouTuber, "quando finalmente tiver burn-in em alguma dessas telas novas legais, você provavelmente vai só jogar o dispositivo fora ou parar de usá-lo".
Depois de um 13 meses ligada, a tela OLED do console finalmente deu o braço a torcer e agora demonstra fortes manchas de burn-in. Ainda assim, como o teste foi bastante extremo — o video game foi deixado com a tela ligada por mais de um ano exibindo a mesma imagem estática ininterruptamente —, jogadores que utilizam o Switch normalmente não precisam se preocupar.
Wulff parabenizou a Nintendo por ter construído um dispositivo tão resistente, relembrando ainda o famoso Game Boy que sobreviveu à Guerra do Golfo e continua funcionando até hoje. Já sobre potenciais problemas de tela no atual console híbrido da Big N, ele tranquilizou os usuários. "Quando seu Switch começar a mostrar sinais de que já foi usado demais, de qualquer forma já vai ser hora do 'Switch 2'," brincou o YouTuber.
Fontes