Um juiz distrital dos Estados Unidos arquivou o processo da Riot Games contra a Shanghai Moonton Technology Co Ltd, empresa chinesa que é acusada de “copiar” a versão para dispositivos móveis de League of Legends. A desenvolvedora do Moba mais popular do mundo diz que o jogo Mobile Legends: Bang Bang utilizou trechos de LoL sem autorização.
A decisão pelo arquivamento foi tomada na última terça-feira (08) pelo juiz Michael Fitzgerald. Ele argumentou que o processo deveria correr na China, ao invés dos Estados Unidos. Além disso, o magistrado lembrou que a Tencent, conglomerado dono da Riot, se recusou a participar do processo, o que seria importante para decifrar detalhes do caso.
Fitzgerald disse que a Tencent deveria aparecer e prestar esclarecimentos para que fique mais claro a todos quais elementos de LoL foram trabalhados pela Riot e quais foram feitos pela Tencent.
Fitzgerald ainda pontuou que a Tencent até está envolvida em um outro processo contra a Moonton, mas em um caso que está tramitando na China. “Seria injusto permitir que a Riot e a Tencent abrissem duas frentes guerra contra Moonton a menos e até que Tencent decida aparecer em ambos os campos de batalha”, decidiu o juiz.
Ajay Krishnan, advogado da Moonton, afirmou em comunicado que "teria sido duplicado, ineficiente e totalmente injusto prosseguir com este caso nos EUA, onde a Moonton não teria acesso às principais evidências e testemunhas".
"Discordamos fortemente da decisão do tribunal e, especialmente, de sua conclusão preocupante de que a China é um 'fórum alternativo adequado' para uma empresa americana prosseguir com suas reivindicações de violação de direitos autorais que ocorreram nos EUA", afirmou um representante da Riot em comunicado enviado ao site PC Gamer.
Sobre o processo
A briga judicial entre Riot e Moonton começou há vários anos, logo após o lançamento de dois jogos chamados Mobile Legends: 5v5 MOBA e Magic Rush: Heroes. Na época, a Riot já acusava a rival de utilizar a propriedade intelectual da empresa nos games.
Depois da reclamação, a Moonton retirou os dois games do mercado e lançou Mobile Legends: Bang Bang, que foi uma espécie de sucessor espiritual dos outros. A Riot processou formalmente a Moonton depois do lançamento e o caso também foi arquivado nos Estados Unidos por uma alegação parecida com a do processo decidido em 2022.
Mobile Legends está até mesmo disponível no Brasil. Confira, abaixo, um trailer cinemático do game. Você acha parecido com League of Legends? Deixe o seu comentário no Twitter, Facebook ou Instagram do Voxel!
Categorias