Com a chegada da nova geração de placas Ada Lovelace nesse fim de ano, era só uma questão de tempo até que a NVIDIA começasse a "matar" algumas de suas placas mais antigas. A primeira vítima é a RTX 2060, que teve sua produção encerrada nos últimos dias.
A informação vem de algumas fontes chinesas, afirmando que a NVIDIA solicitou para lojas revendedoras e parceiras para limitarem o abastecimento da GPU até o fim de novembro. A decisão vem após os grandes estoques criados, especialmente de algumas placas da arquitetura Turing, como é o caso desse modelo.
Lançada em 2019, a RTX 2060 chegou a ser a segunda placa mais usada por jogadores na Steam, atrás apenas da GTX 1060. O modelo teve ainda uma variante mais potente, a 2060 SUPER; e mais recentemente, a 2060 de 12 GB, lançada em 2021.
A placa era uma das melhores opções para quem queria jogar em Full HD em qualidade alta com boas taxas de quadros, e com a possibilidade de habilitar tecnologias como Traçado de Raios e o DLSS; custando algo em torno de R$ 1.500 atualmente.
No entanto, com a chegada de placas mais recentes das linhas RTX 30 e RTX 40, o fim dessa placa já era esperado, visto que até modelos mais parrudos, como as RTX 2070 e RTX 2080 não são mais encontrados no varejo.
Agora, a placa mais básica para rodar games em FHD e com a mesma compatibilidade de tecnologias é a RTX 3050, que oferece um desempenho muito similar, e preço levemente maior de R$ 1.600 em média.
Fontes