Sem ter ganhado uma previsão de lançamento quando foi anunciado em maio deste ano, Alan Wake Remastered chegou de surpresa na eShop do Nintendo Switch, na semana passada. Mas como a versão para o console híbrido se compara?
O canal no YouTube ElAnalistaDeBits montou um vídeo, que você pode conferir logo abaixo, comparando a performance do jogo no Nintendo Switch e no Xbox One, mostrando que o novo lançamento deixa muito a desejar.
Começando pela resolução, a versão do Xbox One roda em 1600x900p, a 30 quadros por segundo. Já a versão do Switch, no modo docked, chega a 1056x594p, enquanto o modo portátil roda em 704x396p, ambos a 30 quadros por segundo. Nada muito diferente do que vemos em outros ports para a plataforma.
Mas a diferença fica gritante logo de cara. No console da Nintendo, o jogo teve diversos cortes gráficos, incluindo texturas, sombras, profundidade, vegetação e outros efeitos, que ficaram de fora. Apesar disso, o jogo sofre para se manter rodando, com quedas frequentes e intensas na taxa de quadros.
Estes resultados são curiosos, considerando que se trata de um jogo originalmente lançado para Xbox 360, sugerindo que é mais um problema de otimização do que do aparelho – em comparações diretas, em muitas partes a versão de Xbox 360 tem gráficos melhores. Vale lembrar que o Switch já provou que consegue rodar títulos com louvor muito mais pesados, como The Witcher 3, Doom Eternal e, mais recentemente, Nier: Automata. Sendo assim, é possível que a desenvolvedora lance melhorias em futuras atualizações.
Enquanto isso, a Remedy Entertainment continua trabalhando em Alan Wake 2 e, embora não tenha revelado muito, um fã acredita ter descoberto alguns detalhes da aguardada sequência.
Categorias