DOTA 2, aclamado MOBA desenvolvido pela Valve, tem uma legião de fãs e também um dos cenários competitivos mais aquecidos quando o assunto é premiação. O The International, também conhecido com TI, é o mundial da modalidade que em 2021 teve a maior premiação de sua história, US$ 40 milhões.
Dez equipes do cenário competitivo de DOTA 2 já tiveram a honra de conquistar o The International e cravarem seus nomes na lista de campeões mundiais do MOBA. A atual campeã da competição é a Team Spirit, que ficou com o título do mundial disputado na Romênia, em 2021. Já a equipe europeia da OG é a única bicampeã da história do The International, tendo conquistado as edições de 2018 e 2019, disputadas no Canadá e China, respectivamente.
Já a edição de 2022 do The International será disputada em Cingapura, de 15 a 30 de outubro. Para entrar no clima da próxima edição do TI, que tal relembrar todos os campões do maior torneio de DOTA 2?
Imagem: Divulgação/ValveFonte: Valve
2011 - Natus Vincere
A primeira edição do The International aconteceu em 2021. Na ocasião, a equipe da Natus Vincere acabou levando a melhor pra cima dos chineses da EHOME na grande final.
- Line campeã: Ivan "Artstyle" Antonov, Danil "Dendi" Ishutin, Oleksandr "XBOCT" Dashkevych, Clement "Puppey" Ivanov e Dmitriy "LighTofHeaveN" Kupriyanov.
- Premiação geral: $1,600,000
- Local: Cologne, Alemanha.
2012 - Invictus Gaming
O título de 2012 foi conquistado pela chinesa Invictus Gaming. Já o vice-campeonato ficou com a Natus Vincere, campeã do ano anterior.
- Line campeã: Chen "Zhou" Yao, Luo "Ferrari_430" Feichi, Jiang "YYF" Cen, Wong "ChuaN" Hock e Zeng "Faith" Hongda.
- Premiação geral: $1,600,000
- Local: Seatle, EUA.
2013 - Aliance
A edição de 2013 foi marcada pela, até então, maior premiação do torneio. Itens cosméticos do The International comercializados in-game foram revertidos para dar um up na premiação. A Invictus Gaming, campeã da edição anterior, bateu na trave e ficou com o vice-campeonato. Os europeus da Aliance acabaram levando o título.
- Line campeã: Jonathan "Loda" Berg, Gustav "s4" Magnusson, Henrik "AdmiralBulldog" Ahnberg, Jerry "EGM" Lundkvist e Joakim "Akke" Akterhall.
- Premiação geral: $ 2.874.380
- Local: Seatle, EUA.
2014 - Newbee
Em 2014, os chineses da Newbee bateram a Vici Gaming e conquistaram a premiação quase 4 vezes maior que a da edição passada.
- Line campeã: Chen "Hao" Zhihao, Zhang "Mu" Pan, Zhang "xiao8" Ning, Wang "Banana" Jiao e Wang "SanSheng" Zhaohui.
- Premiação geral: $ 10.923.977
- Local: Seatle, EUA.
2015 - Evil Geniuses
Na edição de 2015, a tradicional equipe norte-americana Evil Geniuses derrotou os chineses da CDEC na grande final e cravou seu nome da lista de campeões do TI.
- Line campeã: Clinton "Fear" Loomis, Syed Sumail "SumaiL" Hassan, Saahil "Universe" Arora, Kurtis "Aui_2000" Ling e Peter "ppd" Dager.
- Premiação geral: $ 18,429,613
- Local: Seatle, EUA.
2016 - Wings Gaming
Em 2016, a Wings Gaming colocou mais uma vez a China no topo do TI. A Chaos Esports Club ficou com a segunda colocação.
- Line campeã: Chu "Aventador" Zeyu, Zhou "bLink" Yang, Zhang "Faith_bian" Ruida, Zhang "y`" Yiping e Li "iceice" Peng.
- Premiação geral: $20,770,460
- Local: Seatle, EUA.
2017 - Team Liquid
A Team Liquid, dona lines conhecidas no Brasil como a de Rainbow Six Siege masculina e a feminina de VALORANT, levou a melhor em 2017. Os chineses da Newbee até tentaram o segundo título, mas acabaram ficando na segunda colocação.
- Line campeã: Lasse Aukusti "MATUMBAMAN" Urpalainen, Amer "Miracle-" Al-Barkawi, Ivan Borislavov "MinD_ContRoL" Ivanov, Maroun "GH" Merhej e Kuro "KuroKy" Salehi.
- Premiação geral: $24,787,916
- Local: Seatle, EUA.
2018 - OG
A edição de 2018 marcou a mudança de palco da competição. Depois de 6 anos seguidos sendo disputado nos EUA, o TI foi para Vancouver, Canadá. Dentro dos servidores, a grande campeã OG começa a escrever sua história vitoriosa na competição. Já os chineses da PSG.LGD garantiram o vice-campeonato.
- Line campeã: Anathan "ana" Pham, Topias Miikka "Topson" Taavitsainen, Sébastien "Ceb" Debs, Jesse "JerAx" Vainikka e Johan "N0tail" Sundstein.
- Premiação geral: $25,532,177
- Local: Vancouver, Canadá.
Valve Foto: Divulgação/Valve
2019 - OG
Em 2019, a OG conquistou o bicampeonato inédito da competição com a mesma line vitoriosa de 2018. Já a Team Liquid, vencedora de 2017, acabou na segunda colocação.
- Line campeã: Anathan "ana" Pham, Topias Miikka "Topson" Taavitsainen, Sébastien "Ceb" Debs, Jesse "JerAx" Vainikka e Johan "N0tail" Sundstein.
- Premiação geral: $34,330,068
- Local: Shanghai, China.
2020 - CANCELADO
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, a edição de 2020 do The International acabou sendo cancelada e voltaria só no ano seguinte.
2021 - Team Spirit
Após um ano de pausa - por conta do coronavírus - a 10ª edição do TI rolou em 2021. A Team Spirit, que acabou chegando como uma das zebras na competição, acabou levando o título após derrotar a PSG.LGD na grande final.
- Line campeã: Illya "Yatoro" Mulyarchuk, Alexander "TORONTOTOKYO" Khertek, Magomed "Collapse" Khalilov, Miroslaw "Mira" Kolpakov e Yaroslav "Miposhka" Naidenov
- Premiação geral: $40,018,195
- Local: Bucharest, Romania.
Os times mais vitoriosos de Dota 2
No topo do ranking geral de times mais vitoriosos de Dota 2 está a OG, a única bicampeã do The International. Na sequência, a equipe da Natus Vincere que tem um título e dois vice-campeonatos. Fechando o pódio, aparece a Team Liquid com um título, um vice e um quarto lugar.
- OG (Europa) - 2 títulos.
- Natus Vincere (Europa) - 1 título, 2 vices.
- Team Liquid (Europa) - 1 título, 1 vice, 1 quarto lugar.
- Newbee (Team Spirit) 1 título, 1 vice.
- Evil Geniuses (América do Norte) 1 título, 3 terceiro lugares.
- Invictus Gaming (China) 1 título, 1 quarto lugar.
- Alliance (Europa) 1 título. Wings Gaming (China) 1 título. Team Spirit (Europa) 1 título.