Apesar de ser um estúdio relativamente novo, fundado em 2015, a EA Motive só fez projetos relacionados a grandes franquias, incluindo Star Wars e, agora, o remake de Dead Space. Ela chegou perto de fazer um jogo totalmente inédito, que foi cancelado, o que pode parecer um desperdício para os fãs da desenvolvedora, mas o executivo Patrick Klaus acredita que este tipo de situação deve fazer parte do processo.
Em uma entrevista para o site Eurogamer, o gerente da Motive Studio falou sobre o projeto, que recebeu o codenome Gaia, e sobre o futuro do estúdio, que inclui o recém-anunciado Iron Man. Para ele, cancelamento nos video games não deveriam ser um tabu.
"Não tem tabu nenhum nisso. É parte do processo criativo e da incerteza que vem com explorar coisas diferentes", afirma sobre o fim projeto Gaia, que foi brevemente mostrado ao público na E3 2020, onde um personagem com jetpack voava entre prédios.
(Reprodução)Fonte: Eurogamer/Electronic Arts
"O que acho que foi muito importante naquela época é que não foi uma decisão exclusiva da sede EA. Foi nossa decisão", relembra o executivo sobre o cancelamento. "Não queríamos dar um passo maior do que a perna", diz, explicando que preferiram garantir o sustento dos funcionários antes de tentarem algo completamente novo e arriscado.
Foi neste momento que a Motive teve a oportunidade de trabalhar com o remake de Dead Space, que chega em 27 de janeiro de 2023, e com o futuro Iron Man, que ainda não teve nenhum detalhe revelado. "É um pouco assustador, né? Porque será enorme e terá muitas expectativas de milhões de jogadores. Queremos continuar mantendo o que eu digo que se tornou parte do nosso DNA — de tratar a franquia ao mesmo tempo com confiança, humildade e paixão", comenta Klaus.
Segundo ele, o jogo Homem de Ferro será uma "história completamente nova", mas não deu muitas informações. "Precisamos de tempo para tentar certas coisas e para garantir que vamos ter uma visão e uma direção criativa que será nova, única e diferente de alguns dos outros jogos da Marvel ou RPG de ação existentes. Este é o grande foco antes de mudarmos para a produção", explica.
Ao ser perguntado sobre possivelmente implementar conceitos de Gaia em Iron Man, Klaus riu, mas se mostrou esperançoso: "Talvez apareça alguma oportunidade no futuro para que parte daquele trabalho retorne de alguma forma". "Continuamos aprendendo todos os dias", conclui.
Fontes