Cientistas da Austrália conseguiram ensinar células cerebrais criadas em laboratório a jogar Pong. A informação é da BBC (via Eurogamer).
De acordo com a reportagem da emissora britânica, pesquisadores da empresa australiana Cortical Labs anunciaram o feito ontem (12) no periódico Neuron, que publica artigos de neurociência revisados por pares.
O texto explica que essas células cerebrais criadas em laboratório e conectadas ao jogo aparentemente foram capazes de aprender a jogar Pong em apenas aproximadamente cinco minutos de "gameplay em tempo real".
Células cerebrais criadas em laboratório aprenderam a jogar PongFonte: BBC/Cortical Labs
O cérebro criado em laboratório foi concebido a partir da mistura de células-tronco hematopoiéticas a embriões de ratos, gerando um sistema com cerca de 800 mil células. Batizado como DishBrain pelos cientistas responsáveis, o experimento consiste basicamente da ligação deste cérebro a uma simulação de Pong usando eletrodos.
Desta forma, sinais elétricos foram usados para controlar a gameplay e indicar ao experimento todos os erros e acertos. Com o feedback positivo propriamente providenciado, os pesquisadores perceberam que o resultado sugere que essas células passaram a acertar bolinha mais e mais frequentemente.
Essa frequência, porém, não é exatamente das mais altas: os cientistas até mesmo admitem que o cérebro não é lá um ótimo jogador de Pong. Mas eles ressaltam que, embora erre bastante, o experimento mostrou resultados muito bons e bem acima do esperado para ocorrências aleatórias.
Categorias