Quando você liga seu console, PC ou celular e começa a jogar, dificilmente para pra pensar em todas as "engrenagens" que estão em movimento para o seu game funcionar na tela, não é mesmo? A verdade é que, para que possamos curtir nossos títulos favoritos, muita coisa precisa rolar de forma oculta nos bastidores, incluindo cada linha do código-fonte, para só então podermos aproveitar a experiência de jogo.
Mas o que raios é um código-fonte? Bastante gente deve ter algum nível de conhecimento sobre o tema, mas sem sombra de dúvidas ainda tem muitos jogadores que não fazem ideia do que se trata o assunto. Por isso, hoje vamos dar uma clarificada sobre este importante tópico — sem o qual seria impossível jogar seus games favoritos.
O que são códigos-fonte?
Sem rodeios, vamos direto à resposta: código-fonte é o conjunto de linhas de códigos que fazem cada aspecto do jogo ou programa funcionar. Cada linhazinha é responsável por uma determinada ação, controlando desde o funcionamento do menu ao controle da câmera, bem como sendo responsável também por aleatoriedades como o RNG de baús e até ao clima de jogos com suporte a diferentes alterações climáticas.
Estes códigos são a base de todo jogo, sem o qual nada funcionaria. Um dev poderia criar um personagem em um programa como o Blender e até mesmo começar a editar tudo na Unity ou na Unreal Engine, por exemplo. Mas tudo isto seria estático, sem movimento, sem vida. Mesmo nestas engines, para que os personagens e cenários comecem a se mover, há linhas de código específicas para estes tipos de ação.
Cabe também ao desenvolvedor do jogo adicionar linhas de códigos extras para deixar o game com a sua cara, dando vida então a missões, diálogos, movimentação da população nas ruas e por aí vai.
Leia também: Rockstar confirma vazamento de GTA 6: 'estamos desapontados'
Códigos fontes são como espinhas dorsais sem as quais os jogos não seriam capazes de se manter de pé. Por este motivo, estes códigos geralmente ficam guardados a sete chaves, longe do escrutínio do público, e acabam gerando um problemão quando terminam vazando por aí — como no recente caso do leak de GTA 6. Afinal, se você constrói algo legal e único para o seu jogo, dificilmente vai querer que a concorrência descubra o que (e como você fez) para replicar em um jogo rival.
Leia também: GTA 6: Take-Two ordena que conteúdo vazado seja tirado do ar
Em suma, códigos-fontes são as linhas de comando que fazem com que os mundos fantásticos que visitamos nos video games funcionem da maneira que os devs querem vê-los funcionar. Sem elas, você jamais conseguiria se aventurar pelos campos de Hyrule, lutar pela vida nas Terras-intermédias ou acompanhar o Ragnarok enquanto lida com a fúria deuses nórdicos.
Categorias