A organização de esportes eletrônicos MIBR entrará para o mercado de ativos digitais e terá fan tokens a partir de US$ 1 (cerca de R$ 5,25 na cotação atual). A informação foi revelada com exclusividade para o Voxel.
Com equipes masculinas e femininas de CS:GO, Valorant, Free Fire e outros games, o MIBR será o primeiro time de esports a entrar no ramo e os ativos servirão para dar aos fãs “uma forma diferenciada de torcer, mais inclusive, com participação em decisões e experiências exclusivas”, revelou Roberta Coelho, CEO do MIBR.
Para quem não conhece, fan tokens são itens do mercado de cripto e funcionam em blockchain, assim como o bitcoin. Eles viraram febre principalmente entre times de futebol, sendo que Paris Saint Germain, Milan, Roma, Manchester City e até brasileiros como Corinthians, Flamengo e Cruzeiro vendem os produtos.
Equipe do MIBR na final do CCT Europe
Apesar de terem valores flutuantes, podendo se valorizar ou desvalorizar, os tokens para torcedores não funcionam como moedas para pagamento, por exemplo. No caso, o MIBR venderá fan tokens do tipo utility, que servem justamente para oferecer serviços exclusivos para quem os possui.
“Também é importante explicar que ativos digitais operados via blockchain, incluindo os fan tokens, não são controlados por uma empresa específica, mas sim oferecidos e negociados por diferentes plataformas. O controle dos ativos fica na mão de cada usuário que faz a compra dos tokens, por isso os ativos digitais são empoderadores neste sentido”, defendeu Felipe Ribbe, diretor geral da Socios.com no Brasil, uma das plataformas que fará a venda dos itens.
Como será a precificação dos tokens?
Os fan tokens da equipe de esportes eletrônicos se chamarão “$MIBR” e poderão ser adquiridos na Socios.com e na Bybit. Contudo, para que os fãs possam usar os ativos como chaves de acesso para experiências, eles precisarão ser transferidos para a Socios.com.
Os $MIBR serão lançados em 22 de setembro, na próxima quinta-feira, e seguirão um calendário. Nessa primeira fase, que durará 3 dias, os interessados poderão adquirir no máximo até 5 tokens por US$ 1 cada um. Na segunda fase, os fãs poderão comprar até 25 $MIBR, enquanto na terceira e última fase, são liberados até 50 tokens por pessoa. O total de fan tokens por usuário será limitado a 50 $MIBR, que podem ser adquiridos ao longo das 3 fases e são cumulativos. A partir de 27 de setembro, os ativos estarão listados na Socios.com e os preços irão variar de acordo com oferta e demanda.
“Uma vez no app da Socios.com, os fan tokens garantem acesso às experiências, enquetes e prêmios, mas são os SSUs, pontos de fidelidade da plataforma, que possibilitam esse resgate e, para acumular os SSus os fãs devem participar e engajar com a plataforma. Quanto mais participar, maiores são as chances de participar dessas experiências incríveis”, explicou Ribbe.
É ISSO AÍ MESMO, A ERA DO MEDO ACABOU ??
— MADE IN BRAZIL. (@mibr) September 4, 2022
NÓS SOMOS CAMPEÕES DO CCT EUROPE SERIES 1! O TIER 2 FOI DERRUBADO! ??
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O executivo complementou dizendo que o valor arrecadado com os produtos digitais será dividido entre a Socios.com e o MIBR. Os detalhes sobre a porcentagem das receitas estão em um acordo confidencial, porém. Ele garante, no entanto, que o dinheiro servirá para que a equipe “se desenvolva e cresça”. Sem entrar em detalhes, Coelho confirma dizendo que as receitas vindas dos tokens serão reinvestidas na organização.
Concepção da ideia
Falando sobre a iniciativa, Ribbe pontuou que a indústria de jogos eletrônicos tem mais de 92 milhões de consumidores no Brasil e que os esports são uma importante fatia do cenário, chegando a competir em audiência até mesmo com esportes mais tradicionais. Ele argumentou que os jogos competitivos já são uma realidade e que, por isso, nada mais natural que apostar comercialmente neste setor da economia.
“Além disso, por se tratar de um universo que gira em torno do digital, os esports nos dão ampla oportunidade de oferecer ativações aos seus fãs. O número de opções de experiências exclusivas é quase ilimitado, já que as possibilidades digitais também são infinitas, principalmente neste momento em que estamos desenvolvendo de forma tão rápida as interações pelo metaverso”, disse.
Falando sobre os desafios de popularizar um ativo digital que ainda é pouco conhecido pelo mainstream, o diretor geral da Socios.com no Brasil afirmou que fará parte do desafio engajar a comunidade e particularmente os fãs do MIBR. Segundo ele, a estratégia para ganhar adesão e popularidade é baseada em disseminar informações por fontes educativas e falando sobre os benefícios gerados por tokens do tipo utility, como os $MIBR.
Membros do MIBR durante a ZOTAC Cup Masters CS:GO de 2018
“Quanto mais as pessoas tiverem contato com as experiências e ativações exclusivas, mais vão entender a utilidade dos Fan Tokens na prática e mais vão associar aos bens de colecionadores, como camisetas raras ou autografadas. Estes itens, inclusive, fazem parte dos prêmios que oferecemos para quem se engaja na plataforma da Socios.com, ao lado dos encontros com ídolos, partidas oficiais, oportunidade de assistir aos jogos e campeonatos em cadeiras especiais ou camarotes, visitas aos CTs, vestidários, estádios e arenas, entre outras muitas ativações”, complementou.
Coelho primeiro defendeu que os fan tokens foram idealizados pensando em novas maneiras de aproximar os fãs com o MIBR. Depois disso, ela vai na linha de Ribbe e diz que o papel deles enquanto emissor do tokens será apresentar e instruir os usuários sobre para que servem os ativos.
“O grande objetivo é conseguirmos comunicar com transparência e levar conhecimento e experiência para os fãs do MIBR. Os fan tokens serão recheados de experiências e temos certeza que os fãs vão adorar. Para a organização, a expectativa é de grande sucesso. Estamos muito felizes em poder entregar mais essa experiência diferenciada”, finaliza a CEO da organização de esportes eletrônicos.
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