Quem vê os videogames de hoje não imagina, mas quando a Nintendo lançou o Nintendo 64 o universo gamer entrou em rebuliço. Isso porque ele era sucessor do Super Nintendo, que havia sido um sucesso de vendas. Ele é marcante, ainda, por ter sido o último grande console a utilizar cartuchos para o armazenamento principal.
O nome de batismo veio do fato que sua CPU possuía 64 bits, responsáveis por auxiliar nas capacidades de 3D do N64. Foi descontinuado em 2002, mas segue sendo aclamado por quem teve oportunidade de utilizá-lo e pela crítica especializada no assunto.
Que tal relembrarmos os jogos mais vendidos da história do Nintendo 64? Nosso critério para a elaboração desta lista foi que as vendas tenham superado a marca de 1 milhão. Confira:
9. Star Fox 64 (4 milhões)
Star Fox 64 foi o segundo título da franquia Star Fox, mas era uma tentativa de reboot do jogo lançado anteriormente para o Super Nintendo. Ele é bastante marcante na trajetória do console por ter sido o primeiro jogo a ter suporte para o Rumble Pak, o acessório que acrescentava vibrações quando algo ocorria com o personagem no game.
Foi bastante elogiado pelos controles precisos, bem como pelo modo multiplayer. O saudosismo do público com Star Fox 64 garantiu a ele uma releitura para Wii, (muitos) anos mais tarde. Ao todo, vendeu 4 milhões de cópias do seu cartucho.
8. Diddy Kong Racing (4,88 milhões)
Quem era habituado a jogar Donkey Kong conhecia Diddy Kong de lá. Pois em 1997, a Nintendo e a Rare decidiram que era hora desse inquieto personagem ter seu próprio jogo. Foi assim que, inspirado no sucesso de Mario Kart 64, lançaram Diddy Kong Racing.
O jogo se passa em Timber's Island e envolve a tentativa de Diddy e seus amigos de derrotarem o porco (e bruxo) Wizpig, através da vitória em uma série de corridas. O jogador podia assumir o controle de qualquer personagem, atravessando cinco mundos com quatro pistas cada, dirigindo um carro, um hovercraft ou pilotando um avião.
Diddy Kong Racing foi o presente de muitas crianças e adolescentes no Natal de 1997, vendendo a expressiva marca de 4,88 milhões de unidades.
7. Donkey Kong 64 (5,27 milhões)
Lançado em novembro de 1999, Donkey Kong 64 vendeu 5,27 milhões de cartuchos. Produzido pela Rare, foi o primeiro título em 3D da franquia Donkey Kong, lançada em 1981.
Conduzindo DK, o jogador deveria explorar diferentes fases temáticas, coletando itens e resgatando seus amigos, que havia sido sequestrados pelo King K. Rool. Entre um nível e outro, Donkey Kong 64 apresentava minijogos e puzzles, que ao serem executados rendiam bananas e outros itens colecionáveis.
Também oferecia um modo deathmatch para até quatro competidores duelarem para ver que ficava em pé.
6. Pokémon Stadium (5,46 milhões)
Lançado em abril de 1999, Pokémon Stadium foi um jogo de estratégia lançado usando a animação Pokémon, que já havia feito sucesso no Game Boy.
Pokémon Stadium não possui enredo ou mundo definido. Ao contrário, o jogador é desafiado a vencer as batalhas de treinadores Pokémon no estádio. Vendeu incríveis 5,46 milhões de cópias.
5. Super Smash Bros. (5,55 milhões)
Super Smash Bros. foi lançado em janeiro de 1999 como um jogo de luta, responsável por fazer o maior crossover da história dos consoles de videogame.
No jogo, franquias como Mario, The Legend of Zelda, Star Fox, Yoshi, Donkey Kong, Metroid, F-Zero, Mother, Kirby e Pokémon deviam combater uns com os outros, mas diferente de jogos de luta tradicionais, deviam derrubar seus oponentes do palco de batalha.
Ao todo, foram vendidas 5,55 milhões de cópias do jogo.
4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time (7,6 milhões)
The Legend of Zelda é uma franquia de muito sucesso, e The Legend of Zelda: Ocarina of Time é sua primeira versão com gráficos em 3D. Desenvolvido pela Nintendo, foi lançado em novembro de 1998, recebendo muitos elogios dos jogadores e da crítica especializada, principalmente pelo visual, gameplay, trilha sonora e narrativa.
Os jogadores controlavam Link na terra da fantasia de Hyrule, precisando enfrentar uma missão para parar o rei Ganondorf. Além da quantidade imensa de cartuchos vendidos, 7,6 milhões, The Legend of Zelda: Ocarina of Time introduziu recursos como sistema de trava de alvo e botões sensíveis ao contexto, que se tornariam comuns em jogos do gênero.
3. GoldenEye 007 (8,09 milhões)
Um dos jogos de tiro em primeira pessoa mais marcantes na trajetória da Nintendo, GoldenEye 007 era inspirado no filme da franquia do agente secreto James Bond, lançado em 1995.
GoldenEye 007 chegou ao público em 1997, colocando o jogador no controle do agente Bond, que deveria atravessas diversas fases para evitar que criminosos usassem uma arma espacial. Havia até um modo multiplayer para até quatro jogadores, que podiam competir em diferentes cenários de deathmatch.
Diferente da maioria dos títulos nessa lista, foi desenvolvido pela Rare e não pela Nintendo. Vendeu incríveis 8 milhões e 90 mil cópias do seu cartucho.
2. Mario Kart 64 (9,8 milhões)
Lançado em dezembro de 1996, Mario Kart 64 foi o sucessor de Super Mario Kart, título marcante do Super Nintendo. O jogo era uma divertida corrida de kart envolvendo os principais personagens da franquia Mario, além de Donkey Kong.
Aqui vale lembrar que Mario e DK surgiram pela primeira vez em Donkey Kong, sendo que o encanador ganhou sua própria série de games posteriormente.
Os jogadores tinham quatro modos de jogos à sua disposição: Grand Prix, Time Trial, Versus e Battle. Os itens para sacanear os outros concorrentes seguiam os mesmo, mas, dessa vez, você podia carregar mais do que um. Foram 9 milhões e 800 mil cópias comercializadas.
1. Super Mário 64 (11,9 milhões)
Junho de 1996 é um dia importante para o Nintendo 64. Neste dia, Super Mario 64 foi lançado, o primeiro da franquia dos irmãos encanadores a apresentar a dupla em 3D. O jogo, desenvolvido por um setor da própria Nintendo, combinava a gameplay já conhecida de Super Mario com um novo estilo visual e personagens, tudo em um grande mundo aberto.
Em Super Mario 64, Bowser invade o castelo da Princesa Peach e esconde as fontes de proteção do castelo em vários mundos diferentes, atrás de pinturas mágicas. A função do jogador é usar Mario para coletar as Power Stars e resgatar Peach das garras de Bowser.
O jogo vendeu impressionantes 11 milhões e 900 mil cópias. Não se esqueça: eram todos cartuchos físicos.
Fontes
Categorias