O PlayStation Portable, popularmente conhecido como PSP, marcou época no segmento de portáteis. Com bons títulos e números expressivos de vendas, conseguiu fazer relativa frente a Nintendo, líder de mercado.
Descontinuado em meados de 2014, para concentração de esforços no já finado PS Vita, o primeiro portátil da Sony vendeu mais de 330 milhões de cópias de jogos. Em um universo de mais de 80 milhões de unidades vendidas do dispositivo, muitos títulos se tornaram marcantes.
Vamos relembrar os jogos mais comercializados do PSP. O critério adotado para a elaboração desta lista foi que os títulos presentes nela tenham vendido, ao menos, 1 milhão de cópias. Confira.
9. Monster Hunter Freedom 2 (2,4 milhões)
A Capcom vai aparecer várias vezes nesta lista, pois foi uma das produtoras a melhor aproveitar o PSP. Sua franquia Monster Hunter foi desenvolvida para o PS2, e Monster Hunter Freedom 2 é o segundo a ser adaptado para o dispositivo portátil.
Misto de RPG e aventura, o objetivo do game era completar as missões entregues por diferentes personagens, evoluindo seus atributos e aumentando sua qualidade de combate. Monster Hunter Freedom 2 vendeu cerca de 2,4 milhões de cópias.
8. Crisis Core: Final Fantasy VII (3,1 milhões)
Final Fantasy é uma das franquias de maior sucesso da história dos videogames. Crisis Core: Final Fantasy VII foi publicado em 2007 para contar a história de outro título da Square Enix, lançado 10 anos antes.
O jogo é centrado em Zack Fair, um jovem membro da força de elite SOLDIER designado para encontrar Genesis Rhapsodos, um SOLDIER de 1ª Classe nascido do Projeto Jenova que está desaparecido.
O enredo de Crisis Core levava o jogador da guerra entre Shinra e o povo de Wutai aos eventos em Nibelheim, encerrando a história um pouco antes do que é visto em Final Fantasy VII. O título seguiu a trajetória de sucesso da franquia, ficando em oitavo lugar na lista de jogos mais vendidos do PSP, com 3,1 milhões de cópias comercializadas.
7. God of War: Chains of Olympus (3,2 milhões)
God of War já era um sucesso antes da Ready at Dawn lançar God of War: Chains of Olympus, primeiro título da franquia que segue a saga de Kratos para um dispositivo portátil. O jogo chegou ao PSP em março de 2008, entregando uma narrativa que se passava entre Ascension (2013) e God of War (2005).
Kratos está a serviço dos deuses do Olimpo, e é por eles enviado a Ática para defender a cidade do exército persa. O guerreiro e seu God of War: Chains of Olympus também foi bem-sucedido, obtendo a marca de 3,2 milhões de cópias vendidas.
6. Ratchet & Clank: Size Matters (3,73 milhões)
Ratchet & Clank: Size Matters foi publicado em fevereiro de 2007, simultaneamente para o PSP e PlayStation 2. Foi o primeiro título da High Impact Games para o modelo portátil, mas que já chegou com um histórico favorável de cinco títulos lançados para o PS2.
O game contava a história de Ractchet e Clank, que tem suas férias interrompidas para procurar Luna, uma garota que foi sequestrada, e precisam encontrar uma raça antiga esquecida conhecida como Technomites. Ratchet & Clank: Size Matters obteve a expressiva marca de 3,73 milhões de cópias vendidas.
5. Monster Hunter Freedom Unite (3,8 milhões)
Quando a franquia Monster Hunter foi lançada pela Capcom, logo fez sucesso. Ele foi tão grande que a produtora decidiu expandir para o recém-lançado videogame portátil da Sony.
Monster Hunter Freedom Unite chegou ao mercado em março de 2008, trazendo mais missões, equipamentos e monstros do que o título original, além de um novo lutador, Felyne, para auxiliar o jogador a completar as missões.
O sucesso veio a galope, rendendo nada menos que 3,8 milhões de cópias vendidas.
4. Gran Turismo (4,22 milhões)
Com 4,22 milhões de cópias comercializadas, Gran Turismo, um dos games mais importantes da história da Polyphony Digital, e o quarto mais vendido na trajetória do videogame portátil da Sony. Publicado em outubro de 2009, chegou cheio de expectativa, pois havia sido anunciado no lançamento do PSP.
Os cinco anos de atraso não impediram que o público se empolgasse com o game. Eram três modos de jogo (Time Trial, Single Race e Drift Trial), que exigiam o cumprimento de missões para que o jogo avançasse, diferente do mapa aberto de Gran Turismo 4, lançado alguns anos antes.
3. Monster Hunter Portable 3rd (4,9 milhões)
O terceiro jogo mais vendido da história do PSP foi Monster Hunter Portable 3rd, com 4,9 milhões de cópias. Lançado pela Capcom em dezembro de 2010, o jogo fazia parte da franquia Monster Hunter, adaptando o conteúdo de Monster Hunter Tri para uma nova campanha em formato single player.
Para que não fosse apenas uma simples adaptação, conteúdo original suplementar foi adicionado ao título, apresentando novas regiões, monstros e um sistema de combate revisado.
2. Grand Theft Auto: Vice City Stories (5,03 milhões)
Com o sucesso de GTA: Liberty City Stories, a Rockstar decidiu lançar um produto semelhante, que contasse uma história anterior a GTA: Vice City. Lançado no final de 2006, GTA Vice City Stories é o segundo game mais vendido da história do PSP, com 5,03 milhões de cópias comercializadas.
O título leva os jogadores a 1984, dois anos antes do game oficial, e acompanha a rotina de Victor "Vic" Vance, que em Vice City era um personagem secundário. No jogo, você deveria tentar ajudar Vic a construir um império do crime junto com Lance, derrotando gangues rivais, traficantes e outros inimigos.
1. Grand Theft Auto: Liberty City Stories (8 milhões)
Lançado em outubro de 2005, GTA: Liberty City Stories é o recordista da história do PSP com nada menos que 8 milhões de cópias vendidas. Nono título da franquia Grand Theft Auto, Liberty City Stories foi publicado, originalmente, em modo exclusivo para o aparelho portátil da Sony. Seis meses depois, ganhou uma adaptação para o PlayStation 2.
A ideia do game é que ele conte a história anterior ao GTA III (2001), ocupando o mesmo cenário, a fictícia Liberty City, uma paródia de Nova York. No título, os jogadores seguiam a vida do mafioso Toni Cipriani, que tentava subir na hierarquia da família Leone, quando se vê envolvido em uma guerra pelo poder com várias organizações criminosas.
Categorias