A franquia O Senhor dos Anéis chegou muito perto de ter um MMO, anunciado em 2018 e oficialmente cancelado em abril de 2021. Detalhes sobre o que aconteceu nos bastidores não tinham sido revelados na época, mas isso mudou com novas declarações do presidente da Amazon Games, Christoph Hartmann.
Em uma entrevista para o GameSpot, o executivo finalmente falou sobre o caso. O projeto era desenvolvido em parceria com o estúdio Athlon Games, uma subsidiária da empresa Leyou Technologies, de Hong Kong, que eventualmente foi comprada pela gigante chinesa Tencent.
Segundo ele, a empresa que detinha os direitos da franquia, Middle-earth Enterprises, exerceu o direito de uma cláusula do contrato, prevendo que a companhia poderia encerrar a negociação dos direitos se um de seus parceiros fosse adquirido.
The Lord of the Rings: Gollum é um dos jogos da franquia atualmente em desenvolvimento (Divulgação)Fonte: Daedalic Entertainment
Hartmann explica que a Amazon tentou continuar o projeto de outras maneiras, mas a proposta se tornou insustentável: "A questão é, claro, talvez a gente tivesse conseguido trabalhar junto com a Tencent para fazer alguma coisa, mas acho que somos companhias grandes demais para se tornarem parceiras fazendo uma propriedade juntas onde eles têm a licença e nós desenvolvemos o jogo."
"Então decidimos que era melhor não trabalharmos juntos ali. Então tentamos pensar em algo com os dois lados, mas acho que isso se arrastou por tempo demais", concluiu.
É provável que o projeto sofresse ainda mais este ano, caso tivesse continuado. Em julho deste ano, a Middle-earth Enterprises foi adquirida pela Embracer Group, que receberá os direitos de filmes, jogos e outras mídias envolvendo o universo de J.R.R. Tolkien.
Felizmente, há outros projetos de games em andamento. Em agosto deste ano, a Weta Workshop e a Private Division anunciaram uma parceria para desenvolver um jogo da franquia O Senhor dos Anéis. Em junho, o título de sobrevivência e construção The Lord of the Rings: Return to Moria tinha sido revelado.
Fontes
Categorias