The Callisto Protocol está cada vez mais próximo de seu lançamento, previsto para o início de dezembro deste ano. É neste período do desenvolvimento de jogos que costuma acontecer o infame "crunch", e o diretor do game, Glen Schofield, parece ter elogiado justamente isso num post recente – tanto que, depois, ele apagou e se desculpou pela postagem.
Em seu tweet, o diretor de Callisto Protocol comentou que o time estava trabalhando de 6 a 7 dias por semana, 12 a 15 horas por dia. Almoçando e trabalhando, jantando e trabalhando. Ele destacou ainda que ninguém os estava "forçando" a fazer isso, que isso seria fazer jogos, "trabalho duro". Segundo o post, que pode ser visto na captura de tela abaixo, "você faz isso porque você ama isso".
This, from a studio head, is crunch culture defined. Of course nobody is “forced” to work insane hours. But imagine the reduced bonuses and lack of promotion opportunities if you don’t? “You do it because you love it.” Weaponized passion. This is why people burn out of gaming pic.twitter.com/seyE7tkPuf
— Jason Schreier (@jasonschreier) September 3, 2022
Muitos comentários imediatamente criticaram o posicionamento de Schofield. Um deles veio de Jason Schreier, jornalista de games famoso especialmente sobre suas reportagens expondo cultura de crunch em diferentes desenvolvedoras. Segundo Schreier, o argumento de "você faz porque ama" é uma maneira de transformar o amor por games numa "arma", que resulta em muitos desenvolvedores passando por burnout no mundo dos games.
Anyone who knows me knows how passionate I am about the people I work with. Earlier I tweeted how proud I was of the effort and hours the team was putting in. That was wrong. We value passion and creativity, not long hours. I’m sorry to the team for coming across like this.
— Glen A. Schofield (@GlenSchofield) September 3, 2022
Schofield, então, se desculpou pelo post, como podemos ver no tweet acima. Ele começa pelo clássico "todo mundo que me conhece, sabe..." e diz que havia postado sobre seu orgulho no esforço e horas que o time estava colocando no game. Assume que isso foi um erro e diz "nós valorizamos paixão e criatividade, não horas longas", e depois se desculpa pela maneira que seu tweet anterior soava.
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