Você sabe qual é o videogame mais antigo que existe entre as centenas de hardwares lançados através dos anos? Apesar da grande concorrência, apenas uma máquina pode levar o título de primeiro videogame do mundo, e essa honra e pioneirismo fica com o Magnavox Odyssey. Conheça mais sobre ele a seguir!
O "pai" de uma indústria gigantesca!
Hoje em dia os videogames são uma indústria que movimenta centenas de bilhões de dólares anualmente, mas é claro que as coisas não eram nem remotamente assim quando o Magnavox Odyssey chegou ao mercado norte-americano em 1972.
Pois é, muito antes do Atari 2600 e do NES estabelecerem as bases do mercado com o conhecemos, um engenheiro alemão chamado Ralph H. Baer produziu para a Magnavox um hardware que ele já queria fazer desde 1966. Ao longo dos anos, ele trabalhou em sete protótipos ao lado de Bill Harrison e Bill Rusch, até que enfim a empresa concordou em iniciar a produção em 1971.
O Magnavox Odyssey é símbolo da primeira geração de videogames e deu origem à indústria de consolesFonte: Reprodução / Wikipedia
O produto final acabou redefinindo a história do entretenimento eletrônico como um todo e serviu de inspiração para que Nolan Bushnell, da Atari, lançasse Pong, aquele joguinho arcaico de tênis que você deve conhecer bem como um dos primeiros grandes passos na transformação dos jogos em entretenimento para um grande público.
Mas há bons motivos para você conhecer Pong e a Atari mais do que conhece o Odyssey. Afinal, ao invés de contar com uma farta biblioteca de cartuchos como o seu sucessor lançado em 1977, o aparelho da Magnavox apenas aceitava jogos mais simples e muito similares entre si, todos eles mostrando apenas dois retângulos rebatendo um quadrado, sem suporte a som ou gráficos mais elaborados que retângulos e quadrados simples.
Vítima de limitações técnicas
Para garantir alguma variedade, era preciso que o jogador comprasse periféricos que serviam como uma espécie de camada protetora para a tela da televisão. Basicamente você encaixava uma nova imagem na frente do televisor para que isso criasse a ilusão de novos gráficos e ambientes, o que era bastante inconveniente mesmo para a época.
Em uma analogia torta, era como pegar um jogo de tabuleiro, onde é preciso usar bastante a imaginação para se divertir. Ainda assim, o Odyssey também conseguiu a proeza de ter a primeira pistola dos videogames!
Apesar de tantas limitações técnicas, o Magnavox vendeu 69.000 unidades no seu primeiro ano fiscal, e chegou ao total de 350.000 consoles vendidos antes de finalmente ser oficialmente descontinuado em 1975, marcando uma das páginas mais interessantes da primeira geração de videogames!
Fontes
Categorias