Você joga videogames diariamente? Se sua resposta for sim, você faz parte dos 38% de brasileiros que escolhem esta atividade como forma de entretenimento todos os dias, segundo aponta o mais recente estudo realizado pela GfK, empresa especializada em estudos de mercado.
De acordo com o levantamento, este número representa um aumento na quantidade de pessoas que jogam todos os dias em relação ao ano passado. Deste total, os Millennials são a geração mais ativa, representando 42% do público.
Também houve um aumento na venda de produtos relacionados a games. O Brasil é o maior na América Latina, com 86% do público preferindo celulares para jogar, 74% utilizando computadores e, por último, 56% dando preferência a consoles.
PCs são mais utilizados para jogar do que consoles, mostram dados (Reprodução)Fonte: Shutterstock
Ainda segundo os dados, 89% dos lares brasileiros utilizam smartphones; 64% têm ao menos um laptop; e 69% contam com pelo menos uma Smart TV. No resto da América Latina, estes números são de 83%, 59% e 64%, respectivamente.
O brasileiro também têm gêneros de games preferidos definidos, de acordo com os dados da GfK. Títulos de ação e aventura são procurados por 48% dos usuários. Jogos de tiro aparecem em segundo lugar, com 42%, enquanto os de estratégia ficam em terceiro, com 40%.
Varejo de jogos mais caro em 2022
Em termos de vendas e preços, 2022 tem representado um desempenho abaixo da média, quando comparado a anos anteriores. "O mercado global está enfrentando uma desaceleração e isso se deve muito à alta dos preços, que vem sendo sentida desde meados de 2020”, comenta Ricardo Moura, diretor de Soluções da GfK no Brasil.
O preço médio dos consoles, por exemplo, teve um aumento significativo desde antes da pandemia de Covid-19, em 2019, quando estava em uma média de R$ 1.621. Até maio de 2022, o valor médio era de R$ 3.114.
Como resultado, a venda de unidades e o faturamento tiveram uma queda considerável neste ano, principalmente quando comparados com os três anos anteriores, como mostram as tabelas comparativas abaixo:
A venda de produtos relacionados a games caiu em 2022 (Reprodução)Fonte: GfK
O faturamento também teve uma queda em diversas categorias desde 2019 (Reprodução)Fonte: GfK
Por fim, o mercado de smartphones também sofreu em 2022, com uma queda de -18% no total de unidades vendidas no segundo trimestre deste ano. Mas os modelos 5G tiveram um aumento de 199% no mesmo período. Vale lembrar que outro estudo neste ano indicou que brasileiros querem o 5G, embora não conheça bem a tecnologia.