Não é um grande segredo que ficou bem difícil de montar um PC durante a pandemia, especialmente pela falta de GPUs no mercado. Com a falta de semicondutores e a alta demanda pelas peças, era comum que as placas de vídeo da NVDIA se esgotassem em pouco tempo e aparecessem nas mãos de revendedores que cobravam preços absurdos. Felizmente, há grandes indícios de que isso está finalmente prestes a mudar.
Recentemente, o CEO da NVIDIA, Jensen Huang, confirmou em uma reunião com acionistas que a empresa fabricou GPUs em quantidade excessiva e que ajustará o valor de alguns modelos com os seus parceiros. Atualmente, já é mais fácil de encontrar essas peças nas lojas, mas é um alívio para os consumidores que exista a possibilidade do preço sugerido diminuir nos próximos meses.
Considerando o fato da companhia ter reportado que a receita da seção gamer caiu em US$ 1 bilhão em relação ao ano passado, não é de se espantar que a NVIDIA esteja pensando em maneiras de atrair essa parte do público novamente. Vale destacar que, apesar disso, a empresa ainda teve um aumento de US$ 6,7 bilhões em sua receita geral, o representa um crescimento de 3% na comparação com 2021.
O jeito é só aguardar para ver se as futuras mudanças de preço que a NVIDIA fará com seus parceiros realmente terá um efeito significativo no valor final das GPUs. De qualquer forma, só o fator de não termos mais problemas com falta de peças já é algo muito bem vindo para quem ainda sonha em montar ou aprimorar seu PC.
Fontes